MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Vacinas legais" não garantem imunidade contra autoritarismo, diz Cármen
Vacina constitucional

"Vacinas legais" não garantem imunidade contra autoritarismo, diz Cármen

Ministra afirmou que práticas denunciadas buscaram romper o ciclo democrático mesmo após quase quatro décadas de Constituição.

Da Redação

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Atualizado às 15:29

A ministra do STF, Cármen Lúcia, ao votar na ação penal contra Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, comparou o autoritarismo a um vírus contra o qual não há imunidade absoluta.

Cármen ressaltou que práticas voltadas a "objetivos espúrios" comprometeram o regime democrático. Para ela, houve um processo "numa sequência encadeada e finalística" que preparou o terreno "para semear o grão maligno da antidemocracia".

Segundo S.Exa., assim como a pandemia da covid-19 exigiu vacinas para proteger a saúde pública, a democracia também precisa de instrumentos constitucionais e legais para se defender de aventuras ditatoriais.

"Nunca é demais lembrar que, por mais que se cuide da saúde pública e política de uma sociedade estatal, por mais que se cuide da estrutura institucional, por mais que se cuide de produzir instrumentos ou vacinas constitucionais e legais para se imunizar a sociedade e o Estado de aventuras ditatoriais, em nenhum lugar do mundo, e menos ainda aqui, não se tem imunidade absoluta contra o vírus do autoritarismo, que se insinua insidioso, destilando seu veneno a contaminar liberdades e direitos humanos."

Cármen Lúcia ainda observou que legislações em todo o mundo têm reforçado a proteção ao Estado democrático de direito.

"E é por isso, e não por outro motivo, que as legislações em todo o mundo passaram a cuidar, em seus sistemas constitucionais e penais, do Estado Democrático de Direito e dos instrumentos e tipos penais para tipificar como golpe de Estado um crime praticado."

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...