CAM-CCBC e HKIAC renovam Memorando de Entendimento
Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e Centro Internacional de Arbitragem de Hong Kong têm compromissos para promover o setor de resolução de disputas internacionalmente.
Da Redação
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Atualizado às 14:14
O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e o HKIAC - Centro Internacional de Arbitragem de Hong Kong renovaram seu MoU - Memorando de Entendimento, durante uma cerimônia virtual, em agosto, após discussões presenciais realizadas na Ásia, durante o Congresso Internacional do Conselho para a Arbitragem Comercial (ICCA), em maio de 2024.
A parceria entre as duas instituições, que existe há mais de uma década, foca em compromissos para promover o avanço da resolução de disputas internacionais e o da divulgação da diversidade de gênero na arbitragem.
A assinatura foi liderada por Rodrigo Garcia da Fonseca, presidente do CAM-CCBC, e Joanne Lau, secretária-geral do HKIAC. Patrícia Kobayashi, diretora executiva do CAM-CCBC, e Kiran Sanghera, secretário-Geral adjunto do HKIAC, também estiveram presentes na reunião.
A cooperação renovada reflete os crescentes laços econômicos entre a Ásia e a América Latina e uma tendência global por árbitros de nacionalidade asiática e latino-americana em casos internacionais.
"Estamos muito satisfeitos em renovar nosso compromisso com o CAM-CCBC", disse Lau, executiva do HKIAC. "Com o aumento dos investimentos na América Latina, incluindo o Brasil, ter uma forte parceria nesse continente será um excelente recurso para os participantes da arbitragem internacional", complementou.
Segundo Rodrigo da Fonseca, do CAM-CCBC, a parceria de longo prazo entre as instituições ressalta o comprometimento contínuo do Centro para o fortalecimento da arbitragem internacional e para a promoção de um ambiente de negócios seguro e eficiente entre a América Latina e a Ásia.
"Em um mercado de cenário global por transformação e oportunidade, o CAM-CCBC acredita que a cooperação estratégica com o HKIAC desempenhará um papel fundamental não apenas no desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam o comércio e o investimento entre essas regiões, mas também no avanço do conhecimento e na consolidação das melhores práticas na arbitragem internacional", emendou.






