MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sem escolta há 6 anos, ex-juiz ameaçado pelo tráfico recorre à Justiça
Sob risco

Sem escolta há 6 anos, ex-juiz ameaçado pelo tráfico recorre à Justiça

O juiz Federal aposentado Odilon de Oliveira, conhecido pelo combate ao crime na fronteira do Brasil com o Paraguai, diz viver desprotegido desde 2019.

Da Redação

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Atualizado às 09:50

O juiz Federal aposentado Odilon de Oliveira, conhecido pela atuação contra o narcotráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai, revelou que vive "sob ameaça" sem escolta policial desde 2019.

A proteção havia sido concedida em 1998, quando passou a ser alvo de ameaças de morte de facções criminosas, e permaneceu por duas décadas.

Após sua aposentadoria, em dezembro de 2017, a segurança 24 horas foi mantida por pouco mais de um ano, sendo definitivamente suspensa em fevereiro de 2019.

Desde então, Odilon afirma ter recorrido à Justiça para obter ao menos escolta parcial - três vezes por semana, durante algumas horas do dia, para atividades externas -, mas ainda não conseguiu garantir a medida.

"Juntei cerca de três quilos de documentos que comprovam ameaças, planos de execução e até um atentado que sofri em Ponta Porã/MS", relatou em entrevista ao programa Globonews Mais.

Natural de Mato Grosso do Sul, o magistrado construiu sua carreira na Justiça Federal de Ponta Porã, um dos principais corredores do tráfico de drogas e armas da América do Sul. Sua atuação o colocou na linha de frente do combate às facções, tornando-se alvo de constantes emboscadas e planos de execução.

Responsável por conduzir investigações e ordenar a prisão de chefes do tráfico, entre eles Fernandinho Beira-Mar, Odilon afirmou que tem "implorado ao Conselho Nacional de Justiça" pela retomada de algum tipo de segurança institucional.

 (Imagem: Walterson Rosa/FramePhoto/Folhapress)

Sem escolta desde 2019, o ex-juiz Federal Odilon de Oliveira diz viver em situação de desproteção.(Imagem: Walterson Rosa/FramePhoto/Folhapress)

Histórico

A situação de risco vivida por Odilon de Oliveira não é nova.

Em 2007, reportagem da revista IstoÉ, repercutida pelo Migalhas, já relatava que o magistrado vivia praticamente recluso em razão das ameaças do tráfico.

Na ocasião, as mais de 100 condenações proferidas contra traficantes levaram facções a colocar sobre ele planos de morte, tendo sua "cabeça" avaliada em até US$ 300 mil.

Segundo a publicação, o juiz passou meses dormindo dentro do fórum de Ponta Porã e chegou a residir em quartéis militares para se proteger.

Sua rotina era marcada por vigilância constante: nove agentes da Polícia Federal viviam em sua casa, acompanhando-o em todas as atividades. Até para caminhar, era necessário recorrer a áreas militares sob escolta.

"Estou preso como os traficantes, a única diferença é que as chaves de minha prisão estão comigo", disse em entrevista naquela época. Apesar das restrições, mantinha a disposição de avançar contra o crime organizado, destacando que sua estratégia era "quebrar o braço financeiro" das facções.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.