MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz antecipa recuperação e suspende sequestro de grãos de produtor rural
Stay period

Juiz antecipa recuperação e suspende sequestro de grãos de produtor rural

Magistrado entendeu que constrição de sacas de grãos determinada em execução colocava em risco a sobrevivência da atividade.

Da Redação

domingo, 21 de setembro de 2025

Atualizado em 19 de setembro de 2025 17:32

Produtores rurais obtiveram na Justiça a antecipação dos efeitos de recuperação judicial, com a suspensão de execuções por 30 dias. Na decisão, o juiz de Direito José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, da vara Regional de Falências, Recuperações e de cartas precatórias cíveis de Campo Grande/MS, fundamentou a medida na preservação da atividade agrícola.

Na ação, os produtores alegaram que a produção foi gravemente afetada pelo aumento dos custos de insumos e pela estiagem, além da queda no preço da soja. 

Sustentaram ainda que a crise financeira comprometeu a quitação de débitos e que, diante de uma execução já movida por credora, na qual foi determinado o sequestro de sacas de grãos, seria indispensável a antecipação do stay period para evitar medidas que inviabilizassem a continuidade da atividade agrícola.

 (Imagem: Freepik)

Juiz antecipa stay period e impede constrição de safras de produtores.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado reconheceu a probabilidade do direito e o perigo de dano, ressaltando que a documentação apresentada demonstra "um cenário financeiro e contábil negativo, mas apto à quitação de todo o saldo passivo que compõe o patrimônio.

Conforme destacou, "há possibilidade de superação, em momento futuro, da crise que assola os requerentes, justificando a pretensão da recuperação judicial".

Além disso, o juiz reconheceu a essencialidade de bens listados pelos produtores, entre eles dois tratores e equipamentos agrícolas, declarando que a penhora desses ativos poderia "acarretar necessariamente na extinção da atividade econômica, visto ser imprescindível a sua utilização para a manutenção do exercício de suas negociações".

Por fim, também ressaltou que a constrição de sacas de grãos determinada em execução movida por credora colocava em risco a própria sobrevivência da atividade. 

Diante disso, deferiu a suspensão das ações e execuções em curso, além da ordem de sequestro anteriormente expedida, fixando o prazo de 30 dias para a apresentação formal do pedido de recuperação judicial.

O escritório OVA Oliveira, Vale & Abdul Ahad Advogados atua pelos produtores.

  • Processo: 0846598-92.2025.8.12.0001

OVA Oliveira, Vale & Abdul Ahad Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA