MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rubens Naves Santos Jr. Advogados recebe selo no Judiciário
Honraria

Rubens Naves Santos Jr. Advogados recebe selo no Judiciário

A honraria reconhece apoio ao programa de bolsas para candidatos negros, indígenas e com deficiência que desejam ingressar na magistratura.

Da Redação

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Atualizado às 10:46

O escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados recebeu, no dia 23/9, o "Selo de Reconhecimento Público por Contribuição à Diversidade e Inclusão no Poder Judiciário brasileiro". A honraria é concedida pelo CNJ a entidades doadoras e órgãos públicos que apoiam oficialmente o Programa CNJ de Ação Afirmativa para Ingresso na Magistratura.

O programa do CNJ financia bolsas de estudos para bacharéis em Direito negros ou indígenas, com ou sem deficiência, que querem prestar o Exame Nacional da Magistratura e seguir carreira como juízes. O escritório doou o equivalente a um ano de bolsa de estudos para um candidato.

Ao todo, 24 entidades, instituições, escritórios e empresas receberam o selo. Esse grupo é composto por bancos, imobiliárias, empresas dos setores de alimentos, comunicação, saúde, escritórios de advocacia, associações da sociedade civil, além de escolas, cursos e associações de magistrados. A entrega da honraria foi feita pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro destacou que o envolvimento das entidades foi decisivo e que o programa de bolsas já demonstra resultados concretos. "Para viabilizar esse projeto, fizemos uma chamada pública para a iniciativa privada, que contribuiu com aproximadamente R$ 7 milhões", afirmou.

De acordo com ele, isso tornou possível oferecer bolsas sem gasto de dinheiro público. "Vai ajudar a tornar a magistratura brasileira mais parecida com a demografia da sociedade brasileira", ressaltou Barroso.

 (Imagem: Rômulo Serpa/CNJ)

Rubens Naves Santos Jr. Advogados recebe selo por contribuir com diversidade no Judiciário.(Imagem: Rômulo Serpa/CNJ)

Segundo Belisário dos Santos, sócio fundador do escritório, o selo recebido reforça o compromisso da advocacia com a construção de um Judiciário mais plural. "Apoiamos o programa por acreditar que não existe justiça plena sem inclusão e representatividade", afirma.

"Nosso compromisso vai além da advocacia. É com uma sociedade onde negros e indígenas também tenham a oportunidade de ocupar também o espaço do Judiciário", ressalta.

O selo foi criado em fevereiro de 2024 pelo CNJ, em parceria com a FGV, com o objetivo de ampliar a diversidade social no Judiciário e contribuir para um sistema de justiça mais justo e equitativo.

A regulamentação foi assinada pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com a portaria 189/25, o direito de uso do selo será concedido por quatro anos, podendo ser renovado a critério do Conselho.

Alinhamento de políticas públicas

A portaria é baseada em algumas políticas públicas já existentes. Ela considera a resolução CNJ 203/15 sobre a reserva aos negros de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e de ingresso na magistratura.

Também leva em consideração a resolução CNJ 512/23, que trata da reserva aos indígenas, no Judiciário, de ao menos 3% das vagas oferecidas nesses mesmos concursos. Já a resolução CNJ 401/21, também mencionada na portaria, enumera diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares.

A portaria está alinhada, ainda, ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. Lançado em 2022 pelo CNJ, ele prevê a adoção de programas, projetos e iniciativas voltadas para o combate e a correção das desigualdades raciais.

Rubens Naves Santos Jr. Advogados

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...