MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça veta uso da marca Pycnogenol por farmácias de manipulação
Concorrência desleal

Justiça veta uso da marca Pycnogenol por farmácias de manipulação

A decisão reconheceu indícios de concorrência desleal e risco de danos ao prestígio e ao patrimônio da titular do registro.

Da Redação

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Atualizado às 10:55

A 1ª vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo concedeu tutela de urgência em favor da titular da marca Pycnogenol/Picnogenol e determinou que farmácias de manipulação deixem de comercializar produtos com a identificação protegida. A decisão, proferida pelo juiz de Direito André Salomon Tudisco, reconheceu indícios de concorrência desleal e risco de danos ao prestígio e ao patrimônio da titular do registro.

O que é Pycnogenol?

O Pycnogenol é um extrato natural obtido da casca do pinheiro marítimo francês (Pinus pinaster), rico em compostos antioxidantes chamados proantocianidinas. Ele é utilizado como suplemento alimentar por seus potenciais efeitos na melhora da circulação sanguínea, na redução de processos inflamatórios e na proteção contra danos oxidativos.

 (Imagem: Freepik)

Justiça de SP proíbe farmácias de vender produtos com marca registrada.(Imagem: Freepik)

Segundo os autos, a empresa autora alegou que as farmácias continuavam a expor, anunciar e vender produtos utilizando a marca registrada sem autorização, o que configuraria desvio de clientela e prejuízos materiais e imateriais. Documentos apresentados demonstraram a continuidade da prática, o que reforçou a necessidade da medida de urgência.

Na fundamentação, o magistrado destacou que a legislação assegura ao titular de marca a possibilidade de requerer medidas liminares para cessar violações, nos termos do artigo 209 da lei de propriedade industrial. Também apontou que a conduta pode se enquadrar no artigo 195, IV, da mesma lei, que trata de atos de concorrência desleal.

Com a decisão, as farmácias ficam proibidas de expor, vender ou divulgar produtos com a marca da autora, no todo ou em parte. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 30 mil.

A titular da marca é representada pelo escritório Daniel Advogados.

Leia a decisão.

Daniel Advogados

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...