OAB/RJ e Caarj manifestam preocupação com a situação da Unimed Ferj
Em nota, a Ordem informa que não admitirá que a advocacia fique desassistida.
Da Redação
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Atualizado às 12:02
A seccional OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro e a Caarj - Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro reforçam sua atenção aos problemas enfrentados pelos beneficiários da Unimed Ferj, que têm sofrido com a redução da rede de atendimento e a exclusão de hospitais e clínicas de referência.
As entidades reafirmam seu compromisso de atuar de forma firme na defesa coletiva da advocacia, protegendo a saúde e a dignidade dos profissionais e de suas famílias.
Confira a nota na íntegra:
"A Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) acompanham com atenção os graves problemas envolvendo a Unimed Ferj, que têm afetado diretamente milhares de beneficiários, dentre eles advogados, advogadas e seus familiares. A redução da rede de atendimento, com a exclusão de hospitais e clínicas de referência, como os recentes casos do Hospital São Lucas e da Oncoclínicas, ameaça a continuidade de tratamentos e a qualidade da assistência à saúde.
A gravidade da situação já motivou a adoção de medidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que passou a fiscalizar a operadora.
É importante ressaltar que a Unimed Ferj chegou a cancelar o plano de saúde até mesmo dos funcionários da Caarj, o que obrigou a instituição a ingressar em juízo. Na ação foi proferida tutela antecipada, na qual a Caarj obteve decisão favorável que assegura a continuidade do atendimento a seus colaboradores.
Esses fatos evidenciam a gravidade da situação e reforça a necessidade de atuação firme das entidades de classe e do Poder Público.
A Ordem não admitirá que a advocacia fluminense fique desassistida. Nossa Comissão de Direito do Consumidor está atenta e atua em diversas frentes judiciais para assegurar a continuidade dos tratamentos em curso, evitar novas exclusões de unidades e proteger a dignidade dos colegas e de suas famílias.
A OABRJ e a Caarj reafirmam seu compromisso de lutar em todas as instâncias pela preservação da saúde e da vida dos profissionais da advocacia. Para situações individuais relacionadas aos planos, os beneficiários devem recorrer diretamente à operadora, enquanto a atuação das instituições permanece voltada à defesa coletiva da classe."




