FGV Direito SP lança pesquisa sobre transição ecológica e justiça climática no Brasil
Divulgação será na sexta-feira, 3/10, a partir das 8h30, na sede da escola de Direito.
Da Redação
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Atualizado em 2 de outubro de 2025 07:12
A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV Direito SP, com o apoio do ICS - Instituto Clima e Sociedade, apresenta, na próxima sexta-feira, 3/10, a partir das 8h30, em sua sede, os resultados da pesquisa "Transição Ecológica e Justiça Climática: Desafios e Perspectivas para o Brasil".
O estudo analisa a transição ecológica e a Justiça climática no Brasil a partir de três eixos fundamentais:
1) Governança ambiental e políticas industriais;
2) Finanças sustentáveis e mercado de capitais; e
3) O papel do sistema de justiça diante dos desafios climáticos.
O objetivo da pesquisa é compreender algumas das iniciativas verdes em curso no país, desde a implementação de um mercado regulado de carbono até o financiamento privado para projetos sustentáveis. O estudo também examina como o sistema de Justiça brasileiro tem respondido a desastres climáticos e apresenta recomendações para fortalecer o acesso tanto à justiça comum quanto à Justiça climática.
Ao integrar esses três aspectos - governança, finanças e Justiça -, a pesquisa busca oferecer dados e análises que contribuam para a formulação de políticas públicas e práticas institucionais eficazes, que estimulem iniciativas empresariais mais responsáveis e promovam uma transição ecológica justa e sustentável.
Inscrições e programação completa aqui!






