MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Messias invoca Fernando Pessoa em caso de motoristas de aplicativos
Trabalhar é preciso

STF: Messias invoca Fernando Pessoa em caso de motoristas de aplicativos

AGU sustentou a tese de "autonomia com direitos" e ressignificou verso do poeta português.

Da Redação

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Atualizado às 18:12

"Navegar é preciso, viver não é preciso". Foi a célebre frase de Fernando Pessoa que serviu de inspiração ao advogado-Geral da União, Jorge Messias, durante sustentação oral no julgamento em que o STF discute a natureza jurídica da relação entre motoristas de aplicativos e plataformas digitais

Na tribuna, o AGU ressaltou a relevância social e econômica do tema e destacou a necessidade de assegurar proteção jurídica e previdenciária aos trabalhadores, mesmo fora do modelo clássico da CLT.

"Embora a relação entre plataformas digitais e motoristas não corresponda aos modelos convencionais de empregado e empregador, isso não significa de maneira alguma que tais trabalhadores devam ficar desassistidos", afirmou.

Para ilustrar a complexidade do debate, Messias recorreu à literatura. Em referência à célebre frase de Fernando Pessoa, disse:

"Estamos diante de um oceano que nos desafia a navegarmos e a ligarmos dois continentes. E cito aqui Fernando Pessoa, em que aprendemos que 'navegar é preciso', ele dizia que 'viver não é preciso'. Pois bem, quero dizer aqui que trabalhar é preciso, mas viver também é preciso."

Veja o momento:

O AGU defendeu que a regulação preserve a inovação tecnológica e a livre iniciativa, mas assegure direitos mínimos aos prestadores de serviços, como contribuição previdenciária, seguro de vida e de invalidez, representação sindical, espaços de descanso e piso remuneratório.

"O que nós não vamos admitir é que alguns estejam nos botes com colete de salva-vidas e outros totalmente à deriva", concluiu.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista