MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obra traz as memórias de infância e juventude de Virgínia Bastos de Mattos
Lançamento

Obra traz as memórias de infância e juventude de Virgínia Bastos de Mattos

O lançamento acontece no próximo dia 25/10, às 15h, no Ponto de Cultura Casa Rosa, em Capivari/SP.

Da Redação

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Atualizado às 12:52

O livro "Retrato de Virgínia quando Jovem", lançamento da Editora Migalhas, Selo Casa Rosa, resgata reflexões, memórias e relatos de uma vida centenária. A obra homenageia Virgínia Bastos de Mattos (1915–2017), figura marcante da vida cultural e comunitária de Capivari (SP), e reúne lembranças entrelaçadas a personagens e acontecimentos que marcaram sua trajetória. Dona Virgínia, como era chamada, se alinhou sempre com aqueles que buscavam garantir, de forma igualitária, a cada ser humano, o atendimento a suas necessidades básicas, fossem elas materiais, culturais ou espirituais.

A obra, escrita por João Bastos de Mattos, filho da biografada, é o segundo volume da coleção Nenhum dia sem uma linha. O primeiro título da série foi "O Jovem Carlos Mattos", dedicado à trajetória do filósofo, marido de Virgínia.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Coleção Nenhum dia sem uma linha, Selo Casa Rosa.(Imagem: Arte Migalhas)

A vida de Virgínia

Nascida em São Paulo, em 1915, Virgínia Bastos de Mattos viveu parte da infância acompanhando o pai, Delegado de Polícia, pelo interior do Estado. Em 1942, casou-se com Carlos Lopes de Mattos, filósofo formado pela Universidade de Louvain. O casal viveu em diferentes cidades até se estabelecer em Capivari, onde criaram os oito filhos.

Carlos foi professor, tradutor e filósofo militante. Virgínia, dedicada inicialmente à família, a partir da década de 1970 passou a se envolver em atividades sociais, religiosas e culturais, ministrando cursos, dando aulas de catequese e participando de pesquisas e estudos.

Após a morte do marido, em 1993, Virgínia intensificou seu engajamento na vida comunitária. Atuou no Movimento Capivari Solidário, colaborou na edição de livros locais, organizou a Biblioteca Paroquial Padre Eusébio e escreveu sobre figuras importantes da região.

Em 2015, celebrou o centenário de nascimento em uma grande festa, que coroou uma vida dedicada à família, à comunidade e à cultura. Virgínia faleceu em 2017, aos 101 anos.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Obra traz as memórias de infância e juventude de Virgínia Bastos de Mattos.(Imagem: Arte Migalhas)

Lançamento

O evento de lançamento acontecerá no próximo dia 25/10, às 15h, no Ponto de Cultura Casa Rosa, em Capivari/SP. Compareça!

 (Imagem: Arte Migalhas)

Você é nosso convidado!(Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA