MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obra traz as memórias de infância e juventude de Virgínia Bastos de Mattos
Lançamento

Obra traz as memórias de infância e juventude de Virgínia Bastos de Mattos

O lançamento acontece no próximo dia 25/10, às 15h, no Ponto de Cultura Casa Rosa, em Capivari/SP.

Da Redação

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Atualizado às 12:52

O livro "Retrato de Virgínia quando Jovem", lançamento da Editora Migalhas, Selo Casa Rosa, resgata reflexões, memórias e relatos de uma vida centenária. A obra homenageia Virgínia Bastos de Mattos (1915-2017), figura marcante da vida cultural e comunitária de Capivari (SP), e reúne lembranças entrelaçadas a personagens e acontecimentos que marcaram sua trajetória. Dona Virgínia, como era chamada, se alinhou sempre com aqueles que buscavam garantir, de forma igualitária, a cada ser humano, o atendimento a suas necessidades básicas, fossem elas materiais, culturais ou espirituais.

A obra, escrita por João Bastos de Mattos, filho da biografada, é o segundo volume da coleção Nenhum dia sem uma linha. O primeiro título da série foi "O Jovem Carlos Mattos", dedicado à trajetória do filósofo, marido de Virgínia.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Coleção Nenhum dia sem uma linha, Selo Casa Rosa.(Imagem: Arte Migalhas)

A vida de Virgínia

Nascida em São Paulo, em 1915, Virgínia Bastos de Mattos viveu parte da infância acompanhando o pai, Delegado de Polícia, pelo interior do Estado. Em 1942, casou-se com Carlos Lopes de Mattos, filósofo formado pela Universidade de Louvain. O casal viveu em diferentes cidades até se estabelecer em Capivari, onde criaram os oito filhos.

Carlos foi professor, tradutor e filósofo militante. Virgínia, dedicada inicialmente à família, a partir da década de 1970 passou a se envolver em atividades sociais, religiosas e culturais, ministrando cursos, dando aulas de catequese e participando de pesquisas e estudos.

Após a morte do marido, em 1993, Virgínia intensificou seu engajamento na vida comunitária. Atuou no Movimento Capivari Solidário, colaborou na edição de livros locais, organizou a Biblioteca Paroquial Padre Eusébio e escreveu sobre figuras importantes da região.

Em 2015, celebrou o centenário de nascimento em uma grande festa, que coroou uma vida dedicada à família, à comunidade e à cultura. Virgínia faleceu em 2017, aos 101 anos.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Obra traz as memórias de infância e juventude de Virgínia Bastos de Mattos.(Imagem: Arte Migalhas)

Lançamento

O evento de lançamento acontecerá no próximo dia 25/10, às 15h, no Ponto de Cultura Casa Rosa, em Capivari/SP. Compareça!

 (Imagem: Arte Migalhas)

Você é nosso convidado!(Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA