MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Supermercado pagará em dobro por trabalho em dia de eleição
Sem compensação

TST: Supermercado pagará em dobro por trabalho em dia de eleição

Empregados trabalharam nas eleições nacionais de 2022 e não tiveram compensação.

Da Redação

sábado, 11 de outubro de 2025

Atualizado em 9 de outubro de 2025 07:59

A 3ª turma do TST confirmou que empregados de rede de supermercados em Fortaleza/CE têm direito a receber em dobro pelos dias das eleições nacionais de 2022. Como se tratam de feriados nacionais e não houve compensação, o pagamento deve ser feito em dobro.

A ação civil pública foi ajuizada em 2023 pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza contra a empresa responsável pela rede. O sindicato alegou que a empresa não efetuou o pagamento referente aos dias 2 e 30 de outubro de 2022, datas do primeiro e segundo turnos das eleições, que o Código Eleitoral classifica como feriados nacionais.

Em defesa, a empresa afirmou que, em outubro de 2022, apenas seis lojas da rede estavam em funcionamento em Fortaleza e que não pagou as horas em dobro por não considerar os dias de eleição como feriados.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Empregados de Fortaleza trabalharam nas eleições nacionais de 2022 e não tiveram compensação.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

O juízo da 1ª instância julgou os pedidos improcedentes, entendendo que as leis que previam os dias de eleições como feriados foram revogadas pela lei 10.607/02. Também destacou que a Constituição Federal não fixa data específica para as eleições, apenas determina que ocorram no primeiro e no último domingo de outubro, e citou a resolução 23.555 do TSE, que permitiu o funcionamento do comércio durante as eleições de 2018.

O TRT da 7ª região reformou a decisão, reconhecendo que o dispositivo do Código Eleitoral (lei 4.737/65), que define o dia de eleição como feriado, foi incorporado pela Constituição, ainda que as datas do primeiro e do segundo turno sejam variáveis. Concluiu, assim, que houve descumprimento da convenção coletiva que prevê o pagamento em dobro de feriados e condenou a empresa a pagar os valores devidos.

O relator do recurso de revista da empresa, ministro José Roberto Pimenta, afirmou que não importa o fato de as eleições nacionais não ocorrerem em dias fixos. Ele lembrou que, conforme o Código Eleitoral, "o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição Federal" é considerado feriado.

A decisão foi unânime.

Acesse o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA