Especialistas do mundo todo se reúnem em SP para discutir o futuro da arbitragem
Impactos reais da era da IA na produção de provas, intervenção da Administração Pública e mitigação de riscos serão alguns dos temas do Congresso que ocorre em 20 e 21/10.
Da Redação
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Atualizado às 13:14
São Paulo reunirá em outubro alguns dos maiores nomes da arbitragem comercial mundial para discutir as inovações e os desafios dos métodos de resolução de conflitos em um cenário de incertezas econômicas e políticas globais, impactado pelo avanço rápido de tecnologias altamente disruptivas, como a IA. É esperada a participação de mais de 40 países e cerca de 600 pessoas nos dois dias do XII Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, organizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC). O evento marca o início da SPAW - São Paulo Arbitration Week, a maior semana internacional de arbitragem da América Latina.
Na pauta estarão temáticas atuais como estratégias em contratos de M&A (fusões e aquisições) para mitigação de riscos e aumento da segurança jurídica da operação; experiências e desafios na intervenção anômala da Administração Pública na arbitragem; inovação, efetividade e tendências globais em Dispute Boards; o papel e os impactos de conflitos de interesse em pareceres jurídicos na arbitragem internacional; e a produção de provas na era da IA, entre outros.
A palestra de abertura do Congresso será conduzida pela árbitra norte-americana e professora da Arbitragem Internacional e Direito Comercial Internacional na Universidade canadense McGill, Andrea Bjorklund. Ela também foi vice-presidente do Conselho Executivo da American Society of International Lawe e é reconhecida por sua destacada atuação em Direito dos Investimentos. Já a de encerramento será ministrada por Luca Radicati, referência em arbitragem internacional comercial e entre Estado e investidor, fundador da ArbLit (Milão) e membro da Fountain Court Chambers (Londres).
Entre os nomes confirmados nos demais debates estão o do advogado, árbitro, professor e membro da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, José María Pérez; o da procuradora da Fazenda Nacional e coordenadora do Núcleo Especializado em Arbitragem da Advocacia-Geral da União, Paula Butti Cardoso; o da árbitra, mediadora e representante do Chile da The Dispute Resolution Board Foundation, Marcela Radovic Córdova; o do advogado e ex-conselheiro sênior do ICSID - Centro Internacional para Resolução de Disputas sobre Investimentos do Banco Mundial e membro da Direção do Silicon Valley Arbitration and Mediation Center, Ucheora Onwuamaegbu; e o do professor da Universidade do Cairo, fundador e head de Arbitragem do escritório Zulficar & Partners e vice-presidente da Corte Internacional de Arbitragem ICC, Mohamed Abdel Wahab.
A arbitragem, um dos principais métodos de resolução de disputas do mundo, segue em evidência no Brasil e no mundo. Em 2024, o CAM-CCBC registrou alta de 7,3% no número de procedimentos entrantes em relação ao ano anterior, com 14,4% de participação de partes estrangeiras. O Centro responde por 43,3% das arbitragens administradas pelas principais câmaras que operam no país, segundo pesquisa Arbitragem em Números, conduzida pela professora e advogada Selma Lemes.
O Congresso será realizado em português e inglês, com tradução simultânea, e é voltado a profissionais de arbitragem, advogados, empresários e demais interessados no desenvolvimento da arbitragem internacional. Os ingressos estão disponíveis no site oficial e na plataforma Sympla.
Serviço:
Dias: 20 e 21/10
Horário: 9h às 18h10
Local: JW Marriott Hotel São Paulo - Av. das Nações Unidas, 14.401 - Chácara Santo Antônio
Idioma: Inglês (com tradução simultânea)
Programação completa e site oficial: Clique aqui!
Inscrições: Clique aqui!






