MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fraude no INSS: PF deflagra nova fase da Operação Sem Desconto em 8 Estados
Investigação Federal

Fraude no INSS: PF deflagra nova fase da Operação Sem Desconto em 8 Estados

Ação busca aprofundar apuração sobre esquema de descontos irregulares em aposentadorias e pensões.

Da Redação

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Atualizado às 10:13

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 9, nova fase da Operação Sem Desconto, destinada a apurar a atuação de grupos suspeitos de realizar descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários.

Com o apoio da Controladoria-Geral da União, foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

De acordo com a investigação, as condutas sob apuração envolvem a inserção de dados falsos em sistemas oficiais, a formação de organização criminosa e a ocultação de patrimônio. O esquema teria causado prejuízo bilionário a aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

 (Imagem: Denny Cesare/Código 19/Folhapress)

PF apura fraude bilionária no INSS e cumpre mandados em oito estados e no DF.(Imagem: Denny Cesare/Código 19/Folhapress)

A operação teve início em 2025, após a identificação de entidades que firmaram acordos com o INSS para realizar descontos em folha sem a autorização dos beneficiários. Segundo as apurações, as associações apresentavam-se como prestadoras de serviços, mas não possuíam estrutura compatível com o que prometiam.

Durante as fases anteriores, a PF identificou indícios de envolvimento de empresários e servidores públicos. Entre os investigados está Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "careca do INSS", preso em setembro, apontado como um dos articuladores do esquema.

Segundo a PF, ele intermediava repasses entre entidades fraudulentas e agentes responsáveis pela autorização dos convênios. Na ocasião da prisão, foram apreendidos bens de alto valor e determinado o bloqueio de ativos financeiros. 

As buscas também alcançaram o advogado Nelson Wilians, suspeito de intermediar transações relacionadas a uma das associações investigadas.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA