MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em última fala no STF, Barroso rebate críticas ao "ativismo judicial"
Defesa da Corte

Em última fala no STF, Barroso rebate críticas ao "ativismo judicial"

Antes de anunciar sua aposentadoria atencipada, ministro afirmou que o Supremo atua dentro dos limites da Constituição e só cria normas em casos excepcionais.

Da Redação

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Atualizado às 20:04

Na sua última manifestação antes de anunciar oficialmente a aposentadoria antecipada, o ministro Luís Roberto Barroso fez reflexão sobre o papel do STF e rejeitou a ideia de que a Corte pratique "ativismo judicial".

Barroso reconheceu que a Corte exerce um protagonismo relevante na vida institucional do país, mas atribuiu isso à própria estrutura da Constituição de 1988, que concentrou no texto constitucional temas normalmente tratados pela política em outros países.

"O Supremo tem algum grau de protagonismo porque o arranjo institucional brasileiro trouxe para a Constituição muitas matérias que, em outras partes do mundo, são deixadas para a política", afirmou.

O ministro destacou, no entanto, que protagonismo não se confunde com ativismo, explicando que este ocorre quando há criação judicial de direito, ou seja, quando o Judiciário passa a regular situações não previstas pelo legislador ou constituinte.

"Ativismo é criação judicial de direito. São raríssimos os casos em que fizemos isso", observou, citando como exemplos as uniões homoafetivas e a criminalização da homofobia, ambos, segundo ele, amparados em mandamentos constitucionais claros.

Barroso também mencionou o julgamento sobre plataformas digitais, em que o Supremo, segundo ele, não legislou, mas apenas estabeleceu parâmetros provisórios até que o Congresso Nacional discipline a matéria.

"Reconhecer algum grau de protagonismo, que é maior talvez do que o de outras cortes do mundo, não significa ativismo, porque ativismo é criar o direito onde não havia, e isso fazemos apenas quando a Constituição exige", concluiu.

Ao encerrar sua fala, Barroso afirmou que o termo "ativismo" tem sido usado de forma atecnicamente pejorativa, para criticar decisões com as quais se discorda, e defendeu que o STF age com fidelidade à Constituição e responsabilidade institucional.

Confira:

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...