MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da 404ª Sessão Ordinária do CADE

Boletim da 404ª Sessão Ordinária do CADE

X

Da Redação

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Atualizado às 09:04


CADE

Boletim da 404ª Sessão Ordinária

Veja abaixo na íntegra o boletim enviado pelo CADE.

____________
_________

Nesta quarta-feira, 22 de agosto, o Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) reuni-se para sua 404ª Sessão Ordinária. Dentre os despachos e os 37 itens apreciados merece destaque a homologação do Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação (APRO) firmado entre o CADE e as empresas Leão Júnior S.A e The Coca-Cola Company, no âmbito do ato de concentração que envolve as empresas, e que consiste na aquisição da totalidade do capital social da Leão Júnior pela Coca-Cola por meio da Recofarma Indústria do Amazonas Ltda. ("Recofarma").

Por entender que esta operação poderá representar prejuízo à ordem econômica o CADE propôs a assinatura do documento. O APRO limita-se aos produtos da linha líquida da empresa adquirida e busca garantir a preservação do valor dos ativos tangíveis e intangíveis da Leão Júnior, bem como preservar as estruturas produtiva e comercial das requerentes totalmente separadas.

Outro destaque foi o Processo Administrativo de nº 08012.006936/2002-97 em que a Unimed Petrópolis/RJ é acusada de exigir unimilitância de seus associados. A Cooperativa já havia sido condenada pelo CADE, em 2000, pela mesma prática. Por maioria, o Plenário entendeu tratar-se não de reincidência, mas sim de prática continuada, uma vez que a Unimed nunca cumpriu as determinações previstas na decisão proferida em 2000. Assim, conforme determinado no voto do conselheiro relator, Luis Fernando Rigato, o processo administrativo foi arquivado e foi determinada a cobrança da multa diária de R$ 5 mil contra a Cooperativa, pelo descumprimento da decisão anterior do Conselho.

Ainda durante a Sessão foram aplicadas multas por intempestividade em duas operações, ambas aprovadas sem restrições. A primeira multa foi imposta à Sorocaba Empreendimentos Participações S.A, no valor de R$ 94.605,14. A segunda multa, com o valor a ser liquidado, foi aplicada as requerentes do ato de concentração referente à compra da cadeia de restaurantes da McDonald's Latin America LLC, McDonald's International Spanish Holdings S.L. e MCD Properties Inc. pela RestCo Iberoamericana Limited.

Outro ponto importante da 404ª Sessão Ordinária foi a despacho trazido pelo Conselheiro Luiz Carlos Prado em que foi sumulado o entendimento do Plenário no sentido de que não é necessária a notificação de Atos de Concentração referentes à aquisição de capital votante pelo sócio que já detenha participação majoritária.

A Presidente do Conselho, Dra. Elizabeth Farina, informou que a próxima Sessão Ordinária, de número 405, anteriormente marcada para o dia 5 de setembro, será antecipada para o dia 4.

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...