MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Congresso em São Paulo debate mitigação de riscos em contratos de M&A
Arbitragem

Congresso em São Paulo debate mitigação de riscos em contratos de M&A

Especialistas de mais de 40 países estarão na capital paulista em 20 e 21/10 para discutir o futuro da arbitragem comercial e formas de redigir documentos para fusões e aquisições de empresas.

Da Redação

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Atualizado às 13:07

Projeções de analistas de mercado dão conta de que 2025 vai terminar com cerca de 1.400 negociações de fusões e aquisições (M&A) concluídas somente no Brasil. Ao mesmo tempo em que o mercado para este tipo de operação segue aquecido e aberto, os riscos que existem após a ratificação da união de duas ou mais empresas podem comprometer o sucesso das transações. Dívidas ocultas, desalinhamento entre culturas organizacionais, questões regulatórias, valores exatos das cotas e do lucro são apenas alguns dos exemplos de conflitos que podem surgir a qualquer momento durante o início das parcerias.

Por isso, a elaboração do documento acordado entre as partes é muito importante para minimizar riscos. A Redação Estratégica em Contratos de M&A: Mitigação de Riscos de Disputas e Aumento da Segurança Jurídica da Operação será um dos destaques do XII Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, realizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá que acontece em 20 e 21/10, em São Paulo, e discute o futuro da arbitragem comercial internacional. Alguns dos maiores especialistas no assunto analisarão os conflitos operacionais que podem surgir, a partir das fusões e aquisições, durante painel do primeiro dia do encontro.

Os debatedores serão Catarina Monteiro Pires, árbitra, professora na FDUL - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mestre e doutora em Direito; José María Pérez, árbitro, professor e membro da Corte Permanente de Arbitragem em Haia; Katie Gonzales, especializada em litígios internacionais e arbitragem, com foco na América Latina; e Luiz Antonio de Sampaio Campos, advogado com atuação em direito societário, companhias abertas, governança corporativa, mercado de capitais, valores mobiliários, direito bancário e fusões e aquisições. O painel será mediado por Marcela Levy, pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC-RJ e LLM na Columbia University.

O congresso deve contar com a participação de cerca de 600 pessoas, de mais de 40 países. Ele acontece no JW Marriott Hotel São Paulo e será realizado em português e inglês, com tradução simultânea.

 (Imagem: Divulgação )

XII Congresso CAM-CCBC de Arbitragem acontece em 20 e 21/10, em São Paulo.(Imagem: Divulgação )

Pautas em destaque

Além das discussões sobre a redação estratégica em contratos de M&A, estarão na pauta do Congresso outras temáticas atuais como produção de provas na era da IA. Haverá também discussões sobre experiências e desafios na intervenção anômala da Administração Pública na arbitragem; inovação, efetividade e tendências globais em dispute boards; e o papel e os impactos de conflitos de interesse em pareceres jurídicos na arbitragem internacional.

A palestra de abertura será conduzida pela árbitra norte-americana e professora de Arbitragem Internacional e Direito Comercial Internacional na Universidade canadense McGill, Andrea Bjorklund, que foi vice-presidente do Conselho Executivo da American Society of International Lawe. Ela também é reconhecida por sua destacada atuação em direito dos investimentos. O encerramento do painel ficará a cargo de Luca Radicati, referência em arbitragem internacional comercial e entre Estado e investidor, fundador da ArbLit (Milão) e membro da Fountain Court Chambers (Londres).

Serviço:

Dias: 20 e 21/10

Horário: 9h às 18h10

Local: JW Marriott Hotel São Paulo - Av. das Nações Unidas, 14.401 - Chácara Santo Antônio

Idioma: Inglês (com tradução simultânea)

Inscrições: Clique aqui!

Programação completa e site oficial aqui!

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA