Congresso em São Paulo debate mitigação de riscos em contratos de M&A
Especialistas de mais de 40 países estarão na capital paulista em 20 e 21/10 para discutir o futuro da arbitragem comercial e formas de redigir documentos para fusões e aquisições de empresas.
Da Redação
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Atualizado às 13:07
Projeções de analistas de mercado dão conta de que 2025 vai terminar com cerca de 1.400 negociações de fusões e aquisições (M&A) concluídas somente no Brasil. Ao mesmo tempo em que o mercado para este tipo de operação segue aquecido e aberto, os riscos que existem após a ratificação da união de duas ou mais empresas podem comprometer o sucesso das transações. Dívidas ocultas, desalinhamento entre culturas organizacionais, questões regulatórias, valores exatos das cotas e do lucro são apenas alguns dos exemplos de conflitos que podem surgir a qualquer momento durante o início das parcerias.
Por isso, a elaboração do documento acordado entre as partes é muito importante para minimizar riscos. A Redação Estratégica em Contratos de M&A: Mitigação de Riscos de Disputas e Aumento da Segurança Jurídica da Operação será um dos destaques do XII Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, realizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá que acontece em 20 e 21/10, em São Paulo, e discute o futuro da arbitragem comercial internacional. Alguns dos maiores especialistas no assunto analisarão os conflitos operacionais que podem surgir, a partir das fusões e aquisições, durante painel do primeiro dia do encontro.
Os debatedores serão Catarina Monteiro Pires, árbitra, professora na FDUL - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mestre e doutora em Direito; José María Pérez, árbitro, professor e membro da Corte Permanente de Arbitragem em Haia; Katie Gonzales, especializada em litígios internacionais e arbitragem, com foco na América Latina; e Luiz Antonio de Sampaio Campos, advogado com atuação em direito societário, companhias abertas, governança corporativa, mercado de capitais, valores mobiliários, direito bancário e fusões e aquisições. O painel será mediado por Marcela Levy, pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC-RJ e LLM na Columbia University.
O congresso deve contar com a participação de cerca de 600 pessoas, de mais de 40 países. Ele acontece no JW Marriott Hotel São Paulo e será realizado em português e inglês, com tradução simultânea.
Pautas em destaque
Além das discussões sobre a redação estratégica em contratos de M&A, estarão na pauta do Congresso outras temáticas atuais como produção de provas na era da IA. Haverá também discussões sobre experiências e desafios na intervenção anômala da Administração Pública na arbitragem; inovação, efetividade e tendências globais em dispute boards; e o papel e os impactos de conflitos de interesse em pareceres jurídicos na arbitragem internacional.
A palestra de abertura será conduzida pela árbitra norte-americana e professora de Arbitragem Internacional e Direito Comercial Internacional na Universidade canadense McGill, Andrea Bjorklund, que foi vice-presidente do Conselho Executivo da American Society of International Lawe. Ela também é reconhecida por sua destacada atuação em direito dos investimentos. O encerramento do painel ficará a cargo de Luca Radicati, referência em arbitragem internacional comercial e entre Estado e investidor, fundador da ArbLit (Milão) e membro da Fountain Court Chambers (Londres).
Serviço:
Dias: 20 e 21/10
Horário: 9h às 18h10
Local: JW Marriott Hotel São Paulo - Av. das Nações Unidas, 14.401 - Chácara Santo Antônio
Idioma: Inglês (com tradução simultânea)
Inscrições: Clique aqui!
Programação completa e site oficial aqui!





