MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB defende nomeação de jurista mulher para cadeira vaga no STF
Nota pública

IAB defende nomeação de jurista mulher para cadeira vaga no STF

A escolha, segundo a entidade, é essencial para promover a diversidade e a equidade de gênero nas esferas de poder no país.

Da Redação

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Atualizado às 13:26

Em nota publicada nesta quarta-feira, 15/10, o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros destaca a necessidade de aumentar a diversidade de gênero na política e no STF. Com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, o presidente da República deverá indicar um novo jurista para ocupar a maior Corte do País - que só teve três mulheres em toda a sua história. "É essencial que as decisões do STF reflitam a pluralidade e a diversidade da sociedade, julgando com sensibilidade e perspectiva inclusiva", diz o IAB.

A nota, assinada pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez, pontua que a escolha de uma mulher não se resume ao gênero, mas à representatividade e à qualificação que ela pode trazer à Corte. "É fundamental que essa mulher tenha em seu currículo a prestação de relevantes serviços à sociedade, um olhar atento à tutela dos direitos sociais fundamentais, compromisso com a proteção das liberdades civis e, sobretudo, com a defesa dos direitos humanos", afirma o texto.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

IAB defende pluralidade de gênero na escolha do próximo ministro do STF.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Leia a nota na íntegra:

Mais mulheres na política - e no STF também

"O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade que ao longo de sua história tem se pautado pela defesa da igualdade social, dos direitos fundamentais e pela promoção de ações afirmativas voltadas à inclusão de segmentos historicamente desfavorecidos e invisibilizados da sociedade, vem, por meio de sua presidência e por provocação da Comissão dos Direitos da Mulher e da Diretoria de Diversidade, solicitar reflexão e sensibilidade ao Excelentíssimo Presidente da República na escolha do próximo nome a ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 130 anos de história, apenas três mulheres integraram a mais alta Corte do País - um número que contrasta com a expressiva quantidade de juristas qualificadas para o cargo. Já se passaram 15 anos desde a última nomeação feminina, o que reforça a urgência de corrigir essa lacuna.

Por ser a mais elevada instância da Justiça brasileira, é essencial que as decisões do STF reflitam a pluralidade e a diversidade da sociedade, julgando com sensibilidade e perspectiva inclusiva. O IAB entende que a escolha de uma mulher não se resume ao gênero, mas à representatividade e à qualificação que ela pode trazer à Corte.

É fundamental que essa mulher tenha em seu currículo a prestação de relevantes serviços à sociedade, um olhar atento à tutela dos direitos sociais fundamentais, compromisso com a proteção das liberdades civis e, sobretudo, com a defesa dos direitos humanos. Que seja também uma defensora de uma política judiciária inclusiva e que contribua para enriquecer a composição do tribunal com deliberações plurais, equilibradas e alinhadas às demandas do País.

Independência de espírito, elevado senso de dever público, capacidade de dialogar com diferentes correntes doutrinárias e aptidão para desenvolver teses jurídicas sensíveis à realidade brasileira são marcas que definem a trajetória do IAB - e é com base nesses valores que esperamos que a escolha recaia sobre alguém que os represente

O IAB tem trilhado esse caminho e, por isso, acredita que a nomeação de uma mulher com os atributos necessários à ocupação do cargo contribuirá significativamente para o fortalecimento das instituições democráticas e para a ampliação da confiança da sociedade nas decisões emanadas desse relevante órgão."

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2025.

Rita Cortez

Presidente nacional do IAB

IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...