MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consultivo em alta: Por que empresas estão fugindo dos tribunais?
Gestão de contratos

Consultivo em alta: Por que empresas estão fugindo dos tribunais?

Custos, busca por previsibilidade e incentivos à conciliação impulsionam o avanço do consultivo e da governança contratual.

Da Redação

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Atualizado às 11:15

O contencioso segue volumoso no país e mantém acesa a discussão sobre prevenção. O relatório Justiça em Números 2024, do CNJ, mostra que os tribunais receberam cerca de 35 milhões de casos novos em 2023, em relação a 2022, e julgaram 33,2 milhões de processos, o maior volume da série histórica. A leitura é de que gargalos de tempo e custo estimulam empresas a reforçar rotinas pré-processuais.

Nesse contexto, métodos adequados de solução de conflitos (ADR) e arbitragem continuam atraindo o setor privado. O CAM-CCBC manteve patamar elevado em 2024, com 482 procedimentos administrados e 14,4% de partes estrangeiras.

 (Imagem: Freepik)

A Contraktor auxilia na gestão de contratos e no monitoramento de obrigações, reduzindo litígios.(Imagem: Freepik)

No âmbito público, medidas de desjudicialização também avançam. Em setembro deste ano, CNJ e AGU firmaram acordo para reduzir a litigiosidade em execuções fiscais e ações previdenciárias, priorizando soluções administrativas.

Departamentos jurídicos relatam expansão de iniciativas de compliance, CLM (gestão do ciclo de vida do contrato) e acordos como estratégia de risco e orçamento: padronização de cláusulas, definição de SLAs internos de revisão/aprovação e trilha de auditoria para reduzir ambiguidades antes que o litígio se forme.

Quando você organiza o antes, reduz a incerteza do durante e quase não precisa do depois. Esse é o shift: sair da cultura do litígio para a governança contratual. Consultivo forte não é custo, é seguro de previsibilidade, caixa e reputação”, avalia Bruno Doneda, CEO da Contraktor, plataforma brasileira especializada em gestão de contratos (CLM) e BPO jurídico.

Contraktor

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram