MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 1ª turma do STF decide reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto
Trama golpista

1ª turma do STF decide reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto

Ministros seguiram voto de Alexandre de Moraes e determinaram a retomada das apurações sobre a participação do presidente do PL na trama golpista.

Da Redação

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Atualizado às 08:43

A 1ª turma do STF decidiu, por quatro votos a um, reabrir a investigação que apura o envolvimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em atos relacionados à tentativa de golpe de Estado.

A medida segue proposta do relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentada durante o julgamento do Núcleo 4 da trama golpista, que condenou acusados de promover ataques ao sistema eleitoral e disseminar desinformação sobre as urnas eletrônicas.

Com a decisão, as apurações serão retomadas para investigar possíveis crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

 (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto.(Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Valdemar havia sido indiciado pela Polícia Federal em 2024, mas não chegou a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República em nenhuma das quatro ações penais abertas sobre o caso. A nova decisão reabre o caminho para que o STF volte a analisar sua conduta no episódio.

Durante o julgamento, Moraes citou o caso de Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal, contratado pelo PL para elaborar estudos técnicos que embasaram a ação apresentada ao TSE contestando o resultado das eleições de 2022, documento que utilizava informações falsas para questionar a lisura das urnas.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...