MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desinformação e concorrência: Marcel Medon Santos aborda tema em livro
Lançamento

Desinformação e concorrência: Marcel Medon Santos aborda tema em livro

Sócio do escritório TozziniFreire Advogados analisa no livro "Difamação e Antitruste" os principais impactos da difamação e das fake news na dinâmica dos mercados.

Da Redação

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Atualizado às 13:49

O livro "Difamação e Antitruste" foi lançado ontem, 21/10, em São Paulo. Escrito por Marcel Medon Santos, sócio na área de Direito da Concorrência do TozziniFreire Advogados, o estudo propõe uma reflexão inédita sobre o papel da comunicação e da reputação na dinâmica da concorrência.

Com prefácio de Leonor Cordovil, professora da FGV, e contracapa Paulo Furquim, professor titular do Insper, a obra investiga como a propagação de informações negativas pode distorcer o ambiente competitivo dos mercados e se configurar como uma conduta punível no âmbito do Direito Concorrencial.

A partir de uma abordagem transversal que une Direito, psicologia, marketing e epidemiologia, o autor demonstra como a disseminação de discursos depreciativos pode influenciar a percepção dos consumidores e afetar o equilíbrio competitivo entre empresas.

 (Imagem: Divulgação)

O livro "Difamação e Antitruste" aborda o papel da comunicação e da reputação na dinâmica da concorrência.(Imagem: Divulgação)

"O objetivo é que o operador do Direito vá além do raciocínio puramente jurídico, incorporando conhecimentos de outras áreas que ajudam a compreender o comportamento humano e os fenômenos sociais que impactam a concorrência", explica Santos.

O livro apresenta evidências empíricas e estudos científicos que mostram como vieses cognitivos moldam a reação dos consumidores diante de notícias negativas e como a lógica viral das redes sociais potencializa o dano à reputação e à competição. A obra nasceu da dissertação de mestrado do autor defendida na FGV Direito SP.

"Trata-se de um tema atual e pouco explorado no Brasil. Em outros países, como os da União Europeia, autoridades de concorrência já condenaram empresas, especialmente do setor farmacêutico, por difamação concorrencial", enfatiza Santos.

TozziniFreire Advogados

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...