MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CAM-CCBC libera acesso gratuito a resumos arbitrais gerados por IA
Iniciativa

CAM-CCBC libera acesso gratuito a resumos arbitrais gerados por IA

Coletânea foi liberada durante o XII Congresso de Arbitragem do CAM-CCBC; iniciativa pode ser considerada um marco na transparência da arbitragem, por meio da Jus AI, ferramenta da Jus Mundi.

Da Redação

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Atualizado às 15:14

O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e a Jus Mundi, plataforma de tecnologia jurídica que utiliza IA para fornecer acesso a bancos de dados globais de Direito Internacional e arbitragem, anunciam o lançamento do acesso gratuito e aberto à sua coleção abrangente de resumos de sentenças arbitrais gerados por inteligência artificial.

A coletânea representa um novo padrão de transparência na arbitragem. Criados com o Jus AI, agente de arbitragem da Jus Mundi, e verificados por profissionais especializados no setor - revisão feita para garantir a precisão em toda a redação dos resumos -, esses documentos oferecem acesso a insights arbitrais, preservando a confidencialidade sempre que necessária.

Inteligência democratizada

A iniciativa do CAM-CCBC e da Jus Mundi marca a primeira aplicação sistemática de IA voltada à arbitragem para iniciativas de transparência. Cada resumo preserva o raciocínio sutil que caracteriza a análise arbitral de qualidade, ao mesmo tempo em que torna os principais insights jurídicos acessíveis a profissionais, árbitros, acadêmicos e estudantes em todo o mundo.

Os volumes futuros de sentenças arbitrais públicas também utilizarão exclusivamente a Jus AI, aproveitando seus recursos especializados desenvolvidos para arbitragem e sua comprovada capacidade de fornecer insights práticos.

Acesso com qualidade

As sentenças arbitrais públicas preservam a confidencialidade processual, ao mesmo tempo em que ampliam o acesso ao conhecimento sobre arbitragem por meio de resumos cuidadosamente anonimizados e gerados por IA, criados com os recursos especializados da Jus AI.

A Jus AI compreende a complexidade da arbitragem de formas que a IA genérica não consegue igualar, garantindo que os resumos mantenham a precisão e as nuances essenciais para uma análise arbitral de qualidade.

O lançamento, realizado durante o XII Congresso de Arbitragem CAM-CCBC, nos dias 20 e 21/10, ressalta a importância dessa iniciativa de transparência para a comunidade arbitral brasileira e estabelece um precedente para sua adoção internacional.

 (Imagem: Freepik)

A iniciativa traz transparência para a comunidade arbitral brasileira e estabelece um precedente para adoção internacional.(Imagem: Freepik)

Jean-Rémi de Maistre, CEO e cofundador da Jus Mundi, afirma que a plataforma está redefinindo a transparência por meio da Jus AI, a única IA criada especificamente para profissionais de arbitragem.

"Essa iniciativa está no centro de nossa missão. Trabalhamos em conjunto com instituições líderes, como o CAM-CCBC, para democratizar a inteligência em arbitragem sem comprometer a confidencialidade. Não se trata apenas de tecnologia, mas de criar um ecossistema de arbitragem mais acessível, que atenda melhor à comunidade em geral", disse.

De acordo com o presidente do CAM-CCBC, Rodrigo Garcia da Fonseca, a coleção representa um passo importante no compromisso contínuo da instituição em promover a transparência e a acessibilidade na arbitragem. "Ao combinar nossa experiência institucional com os recursos de IA de ponta da Jus Mundi, não estamos apenas ampliando o acesso ao conhecimento arbitral, mas também reforçando o papel do Brasil como líder em inovação na comunidade internacional de arbitragem", afirmou.

"O lançamento desses resumos gerados por IA reflete nossa convicção de que a tecnologia, quando usada com responsabilidade, pode fortalecer a confiança na arbitragem e aprimorar a forma como profissionais, acadêmicos e instituições se envolvem com o raciocínio arbitral", acrescentou Fonseca.

Disponibilidade e impacto

A coleção já está disponível na plataforma da Jus Mundi. Volumes adicionais serão lançados de acordo com o desenvolvimento dos casos e as colaborações institucionais.

A iniciativa decorre do anúncio da parceria entre as instituições, realizado em outubro de 2024, ampliando o compromisso do CAM-CCBC e da Jus Mundi com a transparência da arbitragem por meio de recursos especializados em IA.

Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.