MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova recondução de Daiane Lira ao CNJ e Edvaldo Nilo ao CNMP
Continuidade nos conselhos

Câmara aprova recondução de Daiane Lira ao CNJ e Edvaldo Nilo ao CNMP

Juristas foram reconduzidos para novos mandatos de dois anos nos conselhos. Indicações seguem para sabatina e votação no Senado Federal.

Da Redação

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Atualizado às 14:46

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 29, a recondução de Daiane Nogueira de Lira e Edvaldo Nilo de Almeida aos órgãos de controle do sistema de Justiça.

A advogada da União Daiane Nogueira foi novamente indicada para o CNJ, enquanto o procurador do Distrito Federal Edvaldo Nilo seguirá no CNMP.

Os dois juristas já ocupam as vagas destinadas à Câmara dos Deputados em cada conselho, conforme prevê a Constituição, e terão mandato por mais dois anos. A aprovação ocorreu em votação no Plenário da Câmara, e os nomes seguirão agora para o Senado Federal, onde serão sabatinados pela CCJ.

A recondução será oficializada somente após aprovação pela maioria absoluta dos senadores.

 (Imagem: Myke Sena/Câmara dos Deputados | Pedro França/Agência Senado.)

Câmara aprova recondução de Daiane Lira ao CNJ e Edvaldo Nilo ao CNMP.(Imagem: Myke Sena/Câmara dos Deputados | Pedro França/Agência Senado.)
Perfil dos reconduzidos

Daiane Nogueira de Lira é advogada da União desde 2006 e exerce o cargo de conselheira do CNJ desde 2024. Doutoranda em Direito Constitucional pela USP, é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB e graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). No CNJ, atua em iniciativas voltadas ao aprimoramento da gestão administrativa do Judiciário, ao fortalecimento da transparência processual e à ampliação da equidade de gênero nas instituições de Justiça.

Integra ainda o Instituto Nós Por Elas, organização sem fins lucrativos dedicada ao combate à violência contra a mulher e à promoção da igualdade de gênero.

Edvaldo Nilo de Almeida, por sua vez, é procurador do Distrito Federal, doutor em Direito do Estado pela PUC-SP e mestre em Direito Constitucional. Graduado pela Universidade de Salvador, possui pós-doutorados em Democracia e Direitos Humanos pelas universidades de Coimbra e Salamanca, além de especialização em Direito Tributário pela UFBA e pelo Ibet.

É reconhecido por sua atuação acadêmica e por defender o fortalecimento institucional do Ministério Público e a responsabilização de agentes públicos.

Composição dos conselhos

O CNJ, presidido pelo presidente do STF, é composto por 15 conselheiros — nove magistrados, dois representantes da advocacia, dois membros do Ministério Público e dois cidadãos de notável saber jurídico indicados, respectivamente, pela Câmara e pelo Senado.

Já o CNMP, sob presidência do procurador-geral da República, conta com 14 membros: quatro representantes do Ministério Público da União, três dos Ministérios Públicos estaduais, dois juízes, dois advogados indicados pela OAB e dois cidadãos de notável saber jurídico, também indicados pela Câmara e pelo Senado.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...