Gaya Schneider participa de 10º Fórum Jurídico dos BRICS
A sócia do escritório Ernesto Borges Advogados mediou o painel "Governança Inclusiva, Tecnologia e Acesso à Justiça", que contou com a presença de líderes de outros países do bloco.
Da Redação
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Atualizado às 11:17
A advogada Gaya Schneider, sócia do escritório Ernesto Borges Advogados e presidente da Comissão Especial de Direito Securitário da OAB, participou do "10º Fórum Jurídico dos BRICS", realizado nos dias 24 e 25/10, no RJ.
O evento reuniu autoridades, juristas e representantes governamentais dos países integrantes do bloco para discutir temas estratégicos relacionados à governança, tecnologia e cooperação internacional.
Na condição de vice-coordenadora da Comissão Especial Executiva do Fórum, Gaya mediou o painel "Governança Inclusiva, Tecnologia e Acesso à Justiça", que contou com a participação de:
- Dmitrii Zheludkov, vice-chefe do Departamento de Execução de Decisões Judiciais Russo;
- Evgenii Duk, assessor-chefe do Departamento de TI do Governo de Moscou;
- Konstantin Korsik, presidente da Russian Federal Chamber of Notaries;
- Uday Prakash Warunjikar, vice-presidente da Bar Association of India;
- Fei Xiuyan, professora da East China University of Political Science and Law;
- Seyed Mohammad Mahdi Ghamami, professor de Direito Público da ISU University, Teerã.
O painel abordou como a governança inclusiva, aliada à tecnologia, tem se tornado um pilar essencial para o fortalecimento do acesso à justiça em escala global.
Em um mundo cada vez mais interconectado, a digitalização dos sistemas jurídicos permite ampliar a transparência, reduzir desigualdades e promover a eficiência institucional. Países como Rússia e China têm investido em plataformas digitais que aproximam o cidadão das instituições legais, automatizando processos e garantindo maior acessibilidade, especialmente em regiões remotas.
O intercâmbio internacional de boas práticas foi apontado como essencial para o desenvolvimento de políticas tecnológicas que respeitem os direitos humanos e as normas internacionais.
Dessa forma, a cooperação digital e jurídica global se consolida como um caminho estratégico para fortalecer a justiça, fomentar a confiança pública e consolidar sociedades mais justas, participativas e resilientes.
Gaya Schneider também participou da mesa de encerramento do Fórum, ao lado de Marcelo Weick Pogliese, secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.
Foram debatidos temas centrais para o futuro da cooperação entre os países do bloco, como saúde global, segurança, sustentabilidade, energia, mudanças climáticas e estruturação de dados.
Na ocasião, destacou-se ainda a proposta de criação de um "Observatório Internacional", destinado ao acompanhamento e à harmonização de normas globais sobre esses temas, reforçando o papel do Direito como instrumento de integração e desenvolvimento sustentável entre as nações.
"Parabéns ao Conselho Federal da OAB e ao presidente Beto Simonetti pela promoção de um ambiente de integração jurídica e social, tão relevante para o fortalecimento da cooperação entre os países do BRICS", comenta a advogada.





