MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF prende quatro advogados suspeitos de integrar o Comando Vermelho
Rede desmantelada

PF prende quatro advogados suspeitos de integrar o Comando Vermelho

Ação cumpriu mandados de prisão e busca em Manaus/AM contra profissionais suspeitos de atuar como elo entre líderes criminosos dentro e fora do sistema prisional.

Da Redação

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Atualizado às 10:15

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira, 6, quatro advogados suspeitos de integrar o núcleo jurídico e operacional de uma facção criminosa com atuação no sistema prisional do estado.

A operação, denominada Roque, é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e teve mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Amazonas.

De acordo com as investigações, os profissionais, que possuíam acesso privilegiado a unidades prisionais, estariam replicando ordens, bilhetes e deliberações estratégicas da organização, simulando atos de advocacia para encobrir comunicações ilícitas e repasses financeiros.

A atuação dos investigados visava manter a hierarquia criminosa entre lideranças internas e externas, permitindo a continuidade de ordens de caráter interestadual e transnacional.

 (Imagem: Reprodução/Polícia Federal)

Quatro advogados são presos em operação que investiga uso da advocacia para intermediar ordens de facção no Amazonas.(Imagem: Reprodução/Polícia Federal)

Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais localizados em Manaus/AM. A operação resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie, que serão submetidos à análise pericial.

A OAB/AM acompanhou toda a operação, garantindo o cumprimento das garantias legais e o respeito às prerrogativas profissionais dos investigados. A entidade reforçou que o acompanhamento visou assegurar a observância dos preceitos constitucionais que regem o exercício da advocacia no Estado Democrático de Direito.

A FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

O grupo visa promover a integração e a cooperação entre as forças de segurança em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA