MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/SP não vê dano ambiental e arquiva investigação contra hotel
Ambiental

MP/SP não vê dano ambiental e arquiva investigação contra hotel

Inquérito apurava possível irregularidade em canalização de curso d'água no complexo aquático e campo de golfe do hotel em Águas de São Pedro.

Da Redação

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Atualizado às 12:56

O MP/SP, por meio da Promotoria de Justiça de Cosmópolis, arquivou inquérito que investigava possível dano ambiental em área pertencente ao Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro/SP. Promotora Paula Alessandra de Oliveira Jodas concluiu que a situação foi regularizada e que não há indícios de impacto ambiental persistente. 

O caso

A apuração foi instaurada após informações de que parte do complexo aquático e do campo de golfe estariam em APP - Área de Preservação Permanente de curso d'água intermitente.

Durante vistoria realizada em 2022, técnicos do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica constataram a existência de uma canalização fechada em um afluente do Ribeirão Araquá, sem regularização administrativa.

O DAEE informou posteriormente que o hotel, administrado pelo SENAC, apresentou requerimento de dispensa de outorga para a canalização, cuja análise técnica resultou em parecer favorável. Em 2025, a Agência de Águas do Estado de São Paulo emitiu a declaração de dispensa de outorga, formalizando a regularização.

 (Imagem: Reprodução/Grande Hotel São Pedro)

MP arquivou investigação sobre suposta irregularidade ambiental no Grande Hotel São Pedro após constatar regularização da canalização do curso d'água.(Imagem: Reprodução/Grande Hotel São Pedro)

A Polícia Militar Ambiental também apresentou relatório técnico no qual não constatou dano ambiental atual ou necessidade de medidas reparatórias.

Com base nessas informações, a promotora Paula Alessandra de Oliveira Jodas concluiu que a situação foi regularizada e que não há indícios de impacto ambiental persistente. 

Assim, o Ministério Público determinou o arquivamento do inquérito civil, com base no art. 101, inciso I, da Resolução 1.342/21 do Conselho Superior do Ministério Público, ressaltando que o procedimento poderá ser reaberto caso surjam novos elementos técnicos ou jurídicos.

O escritório Milaré Advogados atua na causa representando o hotel.

Leia aqui o arquivamento.

Milaré Advogados

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...