MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professores da PUC-SP debatem judicialização de ativismo ambiental
COP 30

Professores da PUC-SP debatem judicialização de ativismo ambiental

O relatório 'Litigância Estratégica contra a Participação Pública', do Instituto Internacional Arayara, contou com apoio técnico do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, e será lançado no dia 11/11, em Belém.

Da Redação

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Atualizado às 14:52

A PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão leva a bandeira PUC-SP no Clima para a COP 30 em Belém, no dia 11/11, terça-feira. Os professores André Geraldes, advogado especialista em Direito Ambiental, e Marijane Vieira Lisboa, socióloga e especialista na área do meio ambiente, idealizadores do projeto PUC-SP no Clima estarão na COP 30. Nesta data, o professor Andre Geraldes, coordenador da área de Projetos Sociais no Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, apresentará a pesquisa realizada por sua equipe, a convite do Instituto Arayara, no relatório "Litigância Estratégica contra a Participação Pública (LEPPs): Tendências, Impactos e Caminhos de Ação", que será lançado durante o evento. O lançamento acontece no dia 11/11, das 19h às 21h, no Amazon Climate Hub, em Belém/PA.

A atividade integra a Agenda COP 30 da Sociedade Civil e é organizada por entidades que atuam na defesa de direitos humanos e ambientais, entre elas o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, da Faculdade de Direito da PUC-SP, o CliDef - Global Climate Legal Defense e a anfitriã Arayara.org.

 (Imagem: Reprodução)

O relatório analisa processos que limitam ativistas e propõe estratégias jurídicas.(Imagem: Reprodução)

O relatório produzido com apoio técnico do Escritório Modelo apresenta dados e análises sobre o uso de processos judiciais para restringir a atuação de ativistas e coletivos que defendem causas socioambientais, discutindo mecanismos de proteção e estratégias jurídicas de enfrentamento. Este encontro vai propor uma reflexão sobre os desafios contemporâneos à participação pública e consolidar caminhos de ação conjunta entre instituições acadêmicas, movimentos sociais e organizações civis.

A professora Marijane Lisboa, que atua com direitos humanos e relações internacionais com foco em Justiça climática e questões socioambientais, falará no dia 14, em agenda da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

Serviço:

Data: Dia 11/11, terça-feira

Horário: 19h às 21h

Local: Amazon Climate Hub, Rua Boaventura da Silva, 64, bairro Reduto, Belém/PA

PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.