MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "IV Seminário de Tributação na Indústria de E&P" começa hoje no RJ
Evento

"IV Seminário de Tributação na Indústria de E&P" começa hoje no RJ

Evento, que segue até amanhã, tem coordenação acadêmica de Janssen Murayama (Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados).

Da Redação

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Atualizado às 08:45

Nesta terça e quarta-feira, 11 e 12/11, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e o Grupo de Direito Tributário (GDT) promovem, no RJ, o "IV Seminário de Tributação na Indústria de Exploração e Produção (E&P)". O evento, exclusivo para convidados, reunirá representantes da Receita Federal, grandes escritórios de advocacia, consultorias e empresas da cadeia de óleo e gás para debater os impactos da Reforma Tributária e os desafios regulatórios do setor.

A programação, que se inicia hoje pela manhã, contará com palestras inaugurais, painéis técnicos e mesas-redondas. Além disso, inclui painéis técnicos sobre temas como a adoção do IVA no Brasil e as lições da experiência europeia, os impactos da reforma nos contratos de fornecimento de bens e serviços de E&P, operações entre consorciadas e aplicação do IBS/CBS, dedutibilidade do IS e alíquota zero na extração de gás natural, aspectos tributários do descomissionamento e aplicação do Repetro, preço de transferência na exportação de petróleo, reforma do IRPJ e implementação sistêmica da reforma com novos documentos fiscais e adequação de sistemas empresariais.

À frente da coordenação acadêmica está Janssen Murayama (Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados), que, ao lado de Bruno Fonti, é responsável por garantir a qualidade técnica das discussões e a diversidade de perspectivas. Sua curadoria assegura que o seminário mantenha o caráter de fórum de referência para o diálogo entre reguladores, especialistas e empresas. "O seminário é uma oportunidade única para antecipar os impactos da Reforma Tributária e preparar a indústria de E&P para os novos cenários. Nosso papel é fomentar um debate profundo e plural", afirma Murayama.

O evento contará ainda com a participação de executivos de empresas como Petrobras, Shell, Repsol, Galp, Exxon, Total, Equinor e PRIO, além de representantes da Receita Federal e da Abespetro. O encerramento, amanhã, será marcado por um coquetel de confraternização, reforçando o espírito de colaboração entre os diversos atores da indústria. Patrocinado por renomados escritórios e consultorias, o seminário consolida-se como um dos principais espaços de debate sobre tributação na indústria de óleo e gás no Brasil.

 (Imagem: Divulgação)

Evento acontece no RJ.(Imagem: Divulgação)

Confira a programação, clique aqui.

Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA