MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS - Perde direito de pleitear pensão alimentícia quem renuncia por meio de acordo

TJ/RS - Perde direito de pleitear pensão alimentícia quem renuncia por meio de acordo

Da Redação

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Atualizado às 09:04


TJ/RS

Perde direito de pleitear pensão quem renuncia por meio de acordo

Não cabe pedido de alimentos quando o casal, em acordo homologado de separação judicial consensual, renuncia expressamente ao pensionamento. Com esse entendimento a 8ª Câmara Cível do TJ/RS negou pedido de alimentos a ex-esposa que havia dispensado esse direito. A mulher apelou contra decisão de 1º Grau que extinguiu a ação ajuizada por ela contra seu ex-esposo. Alegou que tinham sido casados, e que, quando se separaram, acreditando numa possível reconciliação e por estar em razoável situação financeira, dispensou os alimentos a que poderia ter direito.

No entanto, depois da separação, passou a enfrentar dificuldades econômicas, tendo ingressado com ação de alimentos contra o ex-marido. O processo foi extinto em virtude do falecimento dele, ocorrido enquanto a ação estava em andamento.

Apelação

A viúva interpôs o recurso requerendo a fixação de alimentos, a fim de se habilitar como dependente do ex-cônjuge falecido junto ao INSS.

Para o relator da apelação, Desembargador Claudir Fidélis Faccenda, o processo não poderia ter sido extinto pelo simples fato de o demandado ter falecido durante o andamento da ação. Destacou que, com a vigência do Código Civil de 2002 (clique aqui), os alimentos deixaram de ser intransmissíveis pela previsão expressa do artigo 1700, segundo o qual a obrigação de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do artigo 1694. "Ao invés de extinguir o processo, a ilustre magistrada deveria ter determinado a substituição do pólo passivo pelo espólio do réu", asseverou.

Mérito

Com fundamento no § 3º, do artigo 515, do Código de Processo Civil (clique aqui), o magistrado analisou o mérito da lide. A lei determina que, nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito, o Tribunal pode julgar a lide, se a causa tratar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento.

Enfatizou que a jurisprudência, inclusive dos tribunais superiores, tem consagrado a possibilidade da renúncia entre cônjuges. "Tal entendimento funda-se na idéia de que, após a separação, rompe-se a relação de parentesco existente entre o casal, permanecendo o dever de assistência, salvo nos casos de renúncia".

Destacou o Desembargador Faccenda que, no caso, a renúncia aos alimentos foi expressa, e o acordo respeitou a vontade das partes, na presença do Ministério Público, sendo válida e eficaz. "Deve ser respeitada a disposição de renúncia, não cabendo à ex-cônjuge pleitear pensão alimentícia".

Concluiu que também cabe a pretensão da apelante de ver reconhecida uma situação de dependência para futuro aproveitamento ante o órgão previdenciário. "Em se tratando de pensão previdenciária, cabe ao postulante buscar sua habilitação pela via administrativa e, se negada, pela via judicial perante o órgão judiciário federal."

N° do Processo: 70020180147.

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...