OAB/RJ firma cooperação inédita com a Ordem dos Advogados de Pequim
A parceria inclui intercâmbios, seminários e iniciativas voltadas ao fortalecimento da advocacia e do Estado de Direito em ambas as nações.
Da Redação
sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Atualizado às 13:41
A seccional OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro assinou na quarta-feira, 12/11, um memorando de cooperação com a Associação dos Advogados do Distrito de Chaoyang, em Pequim, marcando o início de uma parceria inédita voltada ao fortalecimento das relações jurídicas entre Brasil e China. Assinado também pela CERBC - Coordenação Estadual das Relações Brasil-China da OAB/RJ, o documento é um marco histórico nas relações internacionais da advocacia, por ser o primeiro acordo internacional firmado pela entidade chinesa.
O memorando prevê colaboração em áreas estratégicas do Direito, como o intercâmbio de informações jurídicas, a realização conjunta de seminários e fóruns sobre temas ligados ao comércio bilateral e à economia digital, além de iniciativas de formação e intercâmbio voltadas a jovens advogados.
"Este acordo vai além de uma parceria institucional, representa amizade, respeito mútuo e um compromisso compartilhado de fortalecer a advocacia e o Estado de Direito em nossos países. Que este seja o início de um longo caminho de cooperação, aprendizado e confiança entre nossas instituições", comemorou a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio.
A presidente da CERBC/OAB/RJ, Camila Mendes Vianna Cardoso, ressaltou o caráter estratégico da parceria:
"A assinatura deste memorando reflete o esforço conjunto e a visão de futuro das nossas instituições. O documento estabelece uma base sólida de cooperação em áreas essenciais e, sobretudo, o investimento no desenvolvimento dos jovens advogados, o futuro da nossa profissão."
Segundo Camila Cardoso, além da nova parceria, a seccional pretende produzir um livro com artigos que englobem aspectos jurídicos tanto do Brasil quanto da China, a fim de fortalecer produções acadêmicas que tratem da relação entre os dois países.





