MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2: Transtorno de pânico justifica ausência em audiência
Transtorno

TRT-2: Transtorno de pânico justifica ausência em audiência

Colegiado acolheu recurso de trabalhador e decretou nulidade de sentença por negativa de prestação jurisdicional.

Da Redação

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Atualizado às 08:23

A 11ª turma do TRT da 2ª região deu provimento ao recurso de um trabalhador e declarou a nulidade da sentença por negativa de prestação jurisdicional, determinando o retorno do processo à vara de origem para reabertura da instrução.

O caso trata de empregado que não compareceu à audiência e foi considerado confesso quanto à matéria de fato. Ele apresentou atestado médico com diagnóstico de transtorno do pânico, alegando que a condição o impossibilitou de se locomover naquele dia.

 (Imagem: Freepik)

TRT-2 aceita transtorno de pânico como causa de falta em audiência.(Imagem: Freepik)

No acórdão, o relator Ricardo Verta Luduvice afirmou que houve violação ao direito de defesa previsto no artigo 5º da Constituição Federal, caracterizando negativa de prestação jurisdicional. O magistrado ressaltou que a celeridade processual “não pode [...] servir de arrimo para atropelo de princípios constitucionais atinentes ao processo, objeto inclusive da Emenda Constitucional 45 de 2004”.

O desembargador também apontou afronta ao artigo 794 da CLT, que estabelece a nulidade quando demonstrado prejuízo à parte, e citou jurisprudência do TST que tratou de situação semelhante.

Após as sustentações orais, a 11ª turma decidiu, por unanimidade, que o atestado médico com diagnóstico e CID referente ao transtorno de pânico (F41.0), também chamado de ansiedade paroxística episódica, é fundamento suficiente para acolher a nulidade arguida pelo trabalhador.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...