LBCA é destaque no Índice D&I dos Escritórios de Advocacia
O escritório ficou em primeiro lugar no pilar "Papel de Liderança", que analisa se a percepção da liderança está alinhada com a presença real de cada grupo de diversidade em níveis hierárquicos.
Da Redação
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Atualizado às 10:50
No último dia 18/11, foi realizado no auditório da Fiesp, o "Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial".
Ao final do evento, foram divulgados os escritórios vencedores, que obtiveram destaque no Índice D&I dos Escritórios de Advocacia, elaborado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial que, a partir de pesquisa, avalia práticas de diversidade e inclusão racial no setor jurídico.
O universo pesquisado envolveu 84 grandes empresas que integram a organização e são responsáveis por R$ 1,13 trilhão de faturamento anual (10% do PIB).
A Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) ficou em primeiro lugar no pilar 6 (Papel de Liderança), que avalia o alinhamento da percepção da liderança com a representatividade de cada diversidade em cada nível hierárquico.
"A LBCA está honrada com o reconhecimento de um segmento tão representativo de empresas à série de iniciativas que têm desenvolvido na área de Diversidade & Inclusão, criando conteúdos e campanhas para conscientizar seus profissionais sobre a importância da pluralidade no ambiente corporativo e atuando por meio de iniciativas práticas nos pilares de etnia-raça, gênero, LGBTQIA+ e PcD", diz Yun Ki Lee, sócio do escritório.
A pesquisa da Iniciativa Empresarial ainda abrangeu mais cinco pilares:
- Compromisso institucional;
- Recrutamento e Promoção;
- Comunicação;
- Políticas de Inclusão;
- Representatividade por Grupo.
A LBCA foi representada pela sócia Danielle Pereira, presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão, e por Santamaria N. Silveira, gerente de conteúdo e presidente do Subcomitê Afro.
A pesquisa apontou, entre outros dados, que 56,2% dos escritórios pesquisados possuem área de DEI - Diversidade, Equidade e Inclusão há mais de cinco anos, centrando sua atuação nos pilares raça, gênero e LGBTQIA+.
"A LBCA foi vanguardista no setor jurídico na criação de um Comitê de D&I em 2018 e aderiu à Campanha da ONU sobre Padrões de Conduta das Empresas como uma de suas primeiras iniciativas, visando fortalecer à luta contra todo tipo de discriminação. Atualmente, a banca conta com 800 profissionais, sendo 28% deles são pretos e pardos", explica Solano de Camargo, sócio do escritório.
A iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial irá divulgar a íntegra dos dados do Índice D&I dos Escritórios de Advocacia e o detalhamento da metodologia em seu portal.






