Resultado do sorteio da obra "Crônicas de um Criminalista"
O livro descreve casos criminais em linguagem simples, coerente e ocasionalmente marcada por humor.
Da Redação
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Atualizado em 1 de dezembro de 2025 09:27
A obra "Crônicas de um Criminalista" (Editora Minotauro, 116p.), escrita por Cláudio Gastão da Rosa Filho (Gastão Filho Advocacia Criminal) e com prefácio de Ives Gandra da Silva Martins (Advocacia Gandra Martins), apresenta relatos sobre casos criminais com linguagem simples, coerente e, por vezes, humorada.
O livro descreve desafios comuns à atuação na advocacia penal, como a dificuldade de obter dos clientes versões completas ou precisas dos fatos, a morosidade do sistema de justiça, decorrente ou não do acúmulo de processos, e a análise, por vezes superficial, de fatos e normas por parte de julgadores.
A publicação também aborda a necessidade de enfrentar a atuação do Ministério Público e de buscar, na fase de inquérito, a chamada "verdade real". Esses elementos evidenciam a complexidade do exercício da advocacia criminal, área em que os profissionais de maior êxito se tornam amplamente reconhecidos.
O autor Cláudio Gastão da Rosa Filho disponibilizou um exemplar para sorteio entre os leitores do Migalhas.
Sobre o autor:
Cláudio Gastão da Rosa Filho: Sócio-fundador do escritório Gastão Filho Advocacia Criminal. Graduado em Direito pela UNIVALI - Universidade do Vale de Itajaí. Mestrado em Direito Penal pela UFPR.
Premiado:
Álvaro Aurélio Pereira da Silva, de Anápolis/GO





