MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Recuperação judicial não basta para concessão de Justiça gratuita
Benefício

TST: Recuperação judicial não basta para concessão de Justiça gratuita

Decisão negou benefício ao Avaí Futebol Clube.

Da Redação

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Atualizado às 15:48

A 3ª turma do TST confirmou decisão que afastou concessão da Justiça gratuita ao Avaí Futebol Clube, ao concluir que a recuperação judicial não comprova, por si só, incapacidade de arcar com despesas processuais.

Trata-se de recurso interposto pelo clube contra decisão monocrática que já havia reformado entendimento do TRT e afastado o benefício, ao entender que ele foi concedido apenas porque o clube estava em recuperação judicial, sem análise de prova concreta sobre sua incapacidade financeira.

Em defesa, o Avaí afirmou enfrentar grave crise financeira agravada pela pandemia e pelo rebaixamento para a série B, sustentando possuir dívida superior a R$ 100 milhões e alegando total insuficiência de caixa para pagamento de débitos.

 (Imagem: AdobeStock)

Recuperação judicial não garante benefício de Justiça gratuita.(Imagem: AdobeStock)

Ao analisar o caso no TST, o relator, ministro Alberto Bastos Balazeiro, destacou que, conforme a jurisprudência da Corte, o simples fato de a empresa estar em recuperação judicial não é suficiente para o deferimento da gratuidade, sendo indispensável a demonstração concreta e inequívoca da impossibilidade de arcar com os custos do processo.

Nesse sentido, observou que o deferimento da justiça gratuita demanda análise criteriosa dos elementos probatórios e não pode ser concedido automaticamente, sob pena de banalização do instituto e violação da isonomia entre as partes.

Para S. Exa., os documentos apresentados no processo não demonstraram a insuficiência econômica alegada pelo clube.

O colegiado acompanhou o entendimento, afastando o benefício.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...