MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Argentino obtém salvo-conduto para entrar no Brasil com cannabis
Cannabis

Argentino obtém salvo-conduto para entrar no Brasil com cannabis

A medida foi tomada porque, sem autorização sanitária brasileira, a importação dos derivados poderia ser interpretada como crime.

Da Redação

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Atualizado às 08:56

O juiz Federal Márcio Martins de Oliveira, da 2ª vara Federal de Guarulhos/SP, concedeu liminar em habeas corpus para permitir que um paciente argentino, em tratamento para ansiedade, ingresse no Brasil transportando cannabis medicinal prescrita, sem risco de detenção, investigação ou apreensão. A medida foi tomada porque, sem autorização sanitária brasileira, a importação dos derivados poderia ser interpretada como crime pela lei de drogas ou pelo Código Penal, configurando ameaça à liberdade de locomoção.

Segundo o processo, o paciente utiliza óleo e flores de cannabis indicados por médica na Argentina, país em que possui autorização oficial para adquirir e usar o medicamento. Ele pretende entrar no Brasil trazendo 40 gramas de flores de cannabis, três frascos de 30 ml de óleo medicinal e um vaporizador, todos destinados exclusivamente ao seu tratamento. A defesa argumentou que, apesar da regularidade no país de origem, o transporte poderia gerar abordagem, apreensão ou imputação penal pelas autoridades brasileiras.

 (Imagem: Freepik)

Argentino pode entrar no Brasil com cannabis medicinal, decide juiz.(Imagem: Freepik)

Ao avaliar o pedido, o magistrado reconheceu que o habeas corpus preventivo é cabível diante de risco concreto, comprovado pela documentação médica e pela autorização estrangeira apresentada. O juiz ressaltou que a Constituição garante o direito à saúde e que a legislação brasileira admite a autorização para uso medicinal de substâncias derivadas de cannabis. Também mencionou resoluções da Anvisa que regulamentam produtos à base da planta e lembraram que a falta de autorização específica poderia gerar interpretações criminais equivocadas.

A decisão também se baseou em precedentes do TRF da 3ª região, que têm autorizado salvo-condutos em situações semelhantes, desde que o uso seja estritamente médico e não haja indícios de finalidade ilícita.

Com a liminar, autoridades policiais federais, civis e militares ficam impedidas de restringir a locomoção do paciente ou apreender os óleos e as 40 gramas de flores transportados para fins terapêuticos.

O caso tramita sob segredo de justiça.

  • Processo: 5010246-47.2025.4.03.6119

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.