MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto
Revisão de voto

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

Após ouvir os apontamentos, o relator afirmou que reavaliará a análise feita no voto.

Da Redação

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Atualizado às 11:46

Durante sustentação perante a 7ª turma do TST, na última sessão, nesta quarta-feira, 26, a advogada Regilene dos Santos Nascimento afirmou que o ministro Evandro Valadão é seu "ídolo", mas apontou inconsistência no voto do processo que defendia. "Primeiro me elogia para depois dizer que eu errei terrivelmente", brincou o relator, que pediu a retirada do processo de pauta para checar os apontamentos da causídica.

Entenda

Ao iniciar sua sustentação, a advogada pediu licença ao ministro Cláudio Brandão e ao ministro Alexandre Belmonte para que não ficassem com ciúmes ao afirmar que o ministro Evandro Valadão tem sido seu ídolo porque, segundo ela, há muito tempo não se explica com clareza o que é revolvimento fático-probatório, e o relator tem sido "muito cartesiano" ao tratar desse ponto.

Na sequência, mencionou entendimento do relator ao caso em que atuava, no qual o ministro ressaltou a desnecessidade de declarar nulidade do acórdão regional, porque a Corte pode examinar decisões pretéritas sem que isso signifique reanálise de provas.

"Soltei foguetes mil quando li essa decisão e não é a primeira que li de V. Exª sobre isso."

No entanto, em seguida, a causídica sustentou haver inconsistência no encaminhamento do voto do caso em debate.

"Só que V. Exª só examina a questão da nulidade e diz que nulidade não há, por isso o agravo interno solicitando o exame do mérito que agora V. Exª vem a negar."

Ao responder, Evandro Valadão brincou sobre o contraste entre elogio e crítica, mas afirmou que iria reapreciar a questão.

"Pois é, a doutora primeiro me elogia para depois dizer que eu errei terrivelmente no meu voto, mas eu vou reapreciar, porque aí é importante o advogado que vem, que fala e que coloca as suas observações. Não é a primeira vez que isso acontece, depois da fala do advogado isso me traz algumas dúvidas."

Ao final, o ministro pediu a retirada do processo de pauta para verificar os apontamentos feitos na sustentação.

Assista ao momento:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA