Villemor Amaral Advogados assessora Energisa em aquisição da Lurean
Operação garante à Energisa entrada no mercado de biometano com a compra de participação na Lurean e o desenvolvimento de uma planta prevista para operar em 2028.
Da Redação
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Atualizado às 12:27
O escritório Villemor Amaral Advogados prestou assistência jurídica à Energisa S.A., uma companhia de energia de capital aberto negociada na B3 e ativa no setor de geração e distribuição de energia elétrica, na aquisição de uma participação acionária de 52% na Lurean S.A., seguida por um subsequente investimento financeiro na companhia-alvo.
A Lurean S.A. é uma empresa de gestão de resíduos e fertilizantes orgânicos com sede em Carambeí, Paraná.
A operação visa possibilitar que a Energisa, por meio da companhia-alvo, desenvolva processos de recepção e pré-tratamento de resíduos, biodigestão, geração de energia elétrica a partir de biogás, compostagem e produção e comercialização de biometano, como parte de sua estratégia mais ampla de expansão e diversificação de operações no setor de energia renovável.
A transação, conduzida por meio de uma subsidiária da Energisa, representa um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões (cerca de US$ 19 milhões) para a construção de uma planta de produção de biometano com capacidade esperada de 28.000 m³/dia, programada para iniciar as operações comerciais no primeiro trimestre de 2028.
Estrategicamente localizado próximo a grandes produtores de resíduos agroindustriais, consumidores de fertilizantes e compradores industriais em busca de descarbonização, o projeto integra toda a cadeia de valor, desde a recepção de resíduos até a produção de biometano, reforçando o compromisso da Energisa com soluções energéticas sustentáveis e circulares.
Pelo escritório Villemor Amaral Advogados, a assessoria jurídica foi feita pelos sócios Eduardo Dodsworth Tranjan e Gabriel Bon de Macedo, e pela advogada Luíza Feldman de Mattos.
Já a consultoria jurídica interna da Energisa Biogás S.A. é composta por João Paulo Moraes e Silva Paes de Barros, Guilherme Fiuza Muniz e Layla Charlab. E a assistência legal da Lurean S.A. foi feita pelo escritório João Paulo Nascimento Advogados, com os sócios Flávia Salles dos Reis, Ana Maria Woyciechowski e Angelo Eduardo Ronchi.





