Segurança jurídica e negócios marcam diálogo Brasil-Coreia em Floripa
Evento promovido na sede do Sebrae em formato híbrido visa fortalecer as relações entre os países; Camarb levará sua expertise em solução de conflitos.
Da Redação
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Atualizado às 14:46
A CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil participará do Brazil Korea Conference 2025 no dia 4/12, a partir das 8h, em formato híbrido, na sede do Sebrae Santa Catarina, em Florianópolis. A entidade será representada por sua superintendente, Soraya Nunes, no painel "Outlook of South Korea and opportunities with Brazil: Brazil Korea Conference in Seoul, and synergy Brazil-Korea", programado para ocorrer das 9h40 às 10h10. Ela falará sobre a segurança jurídica da mediação, arbitragem e dos dispute boards como oportunidades para fortalecer a relação entre empresas brasileiras e coreanas.
O encontro reunirá lideranças estratégicas do Brasil e da Coreia do Sul para impulsionar a cooperação comercial, empresarial, tecnológica, cultural e diplomática entre os dois países. Terá a presença da delegação oficial do Brazil Korea Conference, além de representantes do setor público, empresários, investidores e especialistas. O objetivo é promover um ambiente de diálogo e oportunidades, reforçando a competitividade e a internacionalização de iniciativas brasileiras e sul-coreanas.
Para Soraya Nunes, a presença da Camarb reforça a importância da segurança jurídica e dos métodos adequados de resolução de conflitos no avanço das relações internacionais. "A aproximação entre Brasil e Coreia do Sul exige estruturas sólidas para apoiar negócios, investimentos e parcerias de longo prazo. A CAMARB tem atuado para fortalecer esse ambiente, trazendo confiança e previsibilidade para empresas que desejam expandir suas fronteiras. Participar deste diálogo é essencial para contribuirmos com um cenário mais estável e atrativo para ambos os países", afirma.
A CAMARB marcou presença neste ano em dois importantes eventos asiáticos de arbitragem e negócios. Em outubro, a instituição esteve pela primeira vez na Brazil Korea Conference, em Seul, onde foi a única câmara brasileira de arbitragem convidada e apresentou os resultados de sua atuação em procedimentos ligados à infraestrutura. Já em setembro, a CAMARB esteve no China Arbitration Summit, em Pequim, um dos maiores encontros internacionais sobre arbitragem, que reuniu mais de 700 participantes presenciais e que teve audiência online superior a 5 milhões de pessoas. As duas participações reforçam a importância do Brasil como referência em métodos adequados de resolução de disputas e ampliam o diálogo com mercados estratégicos, fortalecendo oportunidades de cooperação e atração de investimentos para o Brasil.
Soraya destaca que iniciativas como essa ampliam o entendimento sobre modelos de inovação e competitividade adotados globalmente:
"A Coreia do Sul é referência mundial em tecnologia e desenvolvimento. Ao criarmos pontes entre nossos ecossistemas, abrimos espaço para trocas que enriquecem o ambiente empresarial brasileiro e fortalecem a cooperação internacional".
Relações Brasil-Coreia
A relação comercial e diplomática entre Brasil e Coreia do Sul tem mais de seis décadas, desde 1959, e hoje o país asiático figura como o 12º parceiro comercial brasileiro. Os investimentos coreanos no Brasil ultrapassaram US$ 10 bilhões em 2023, com destaque para os setores de eletroeletrônicos, automobilístico e semicondutores. Há ainda perspectivas de expansão para infraestrutura, agritechs e energytechs.
Esse movimento será impulsionado pelo acordo firmado entre o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Exim Bank - Banco Export-Import da Coreia, que prevê a destinação de US$ 300 milhões adicionais em cofinanciamentos nos próximos três anos para infraestrutura em áreas como energia, transporte e tecnologia da informação na América Latina e Caribe. A presença coreana no Brasil também se reflete na forte comunidade de mais de 50 mil imigrantes, a maior da América Latina, e no número crescente de empresas coreanas instaladas no país.
O Brazil Korea Conference e o governo de Santa Catarina são os responsáveis pela realização do evento, que conta com apoio institucional da CAMARB. Interessados podem se inscrever gratuitamente aqui!





