MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gustavo Justino destaca avanços da consensualidade no Direito Público
Evento

Gustavo Justino destaca avanços da consensualidade no Direito Público

Durante o "XIV Congresso Brasileiro de Regulação", o professor destacou a possibilidade de celebração de acordos mesmo em arbitragens já em curso e a ampliação de instrumentos para aprimorar a governança regulatória.

Da Redação

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Atualizado às 06:49

O professor doutor Gustavo Justino de Oliveira, especialista em Direito Administrativo e sócio do Justino de Oliveira Advogados, participou do "XIV Congresso Brasileiro de Regulação e Expo/ABAR", realizado de 26 a 28/11, no Rio de Janeiro.  advogada Gabriela Rosa Fernandes, integrante da banca, também esteve no evento. Promovido pela ABAR – Associação Brasileira de Agências Reguladoras, o encontro teve como tema "Desafios para a Regulação: Desenvolvimento Econômico e Social em Harmonia com o Meio Ambiente".

Professor Gustavo Justino participa do XIV Congresso Brasileiro de Regulação (Imagem: Divulgação)

Professor Gustavo Justino participa do XIV Congresso Brasileiro de Regulação (Imagem: Divulgação)

No primeiro dia do encontro, Justino integrou o painel “Entre a norma e a prática: os desafios jurídicos da regulação no Brasil”, no qual apresentou reflexões sobre a importância do third party como instrumento de fortalecimento da segurança jurídica no ambiente regulatório. Sua abordagem destacou como mecanismos colaborativos podem aproximar reguladores e regulados, promovendo soluções mais eficazes e estáveis para a administração pública.

A atuação do professor também esteve presente na RESOLUÇÃO ARES-PCJ nº 620/2025, publicada durante o evento, que reconheceu a contribuição do escritório para a consolidação de normas e procedimentos relacionados à publicidade de arbitragens em contratos de concessão e PPPs regulados pela ARES-PCJ. 

No dia 27/11, Justino participou do painel "Consensualidade na Regulação Brasileira", no qual discutiu avanços e desafios do uso de métodos consensuais, como mediação e negociação, na solução de conflitos entre poder público e agentes regulados. Entre os temas abordados, destacou-se a possibilidade de celebração de acordos mesmo em arbitragens já em curso e a ampliação de instrumentos para aprimorar a governança regulatória.

O Congresso ABAR contou ainda com o lançamento da obra coletiva "A Reforma do Setor de Saneamento no Brasil: resultados e desafios após 5 anos da Lei 14.026/2020", que reúne análises atuais sobre o marco regulatório do saneamento. O professor Gustavo Justino é autor de um dos capítulos, em coautoria com Murillo Preve Cardoso de Oliveira e Eduardo Martins Pereira: "A Mediação Regulatória no Setor de Saneamento Básico: Fundamentos, Regulamentações e Perspectivas de Implementação", estudo que examina o papel da mediação na prevenção de conflitos e na qualificação da governança.

Justino de Oliveira Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA