MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gustavo Justino lança livro sobre os impactos da LINDB
Normas do Direito

Gustavo Justino lança livro sobre os impactos da LINDB

O lançamento, ocorrido no dia 24/11, reuniu juristas e destacou soluções práticas para segurança jurídica e melhoria da gestão estatal.

Da Redação

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Atualizado em 5 de dezembro de 2025 10:09

O professor Gustavo Justino de Oliveira, especialista em Direito Administrativo e sócio-fundador do Justino de Oliveira Advogados, lançou no dia 24/11, na Faculdade de Direito da USP, a obra "LINDB e Direito Público: Reflexões sobre a Lei n. 13.655/2018", publicada pela Editora Almedina Brasil.

O livro, fruto de intensa produção acadêmica no âmbito da FDUSP, reúne mestrandos e doutorandos que analisam como a LINDB tem redefinido parâmetros de segurança jurídica, eficiência administrativa e responsabilidade no exercício da função pública.

Realizado no auditório Rubino de Oliveira, o lançamento reuniu juristas, pesquisadores, gestores públicos e autoridades, entre elas o ministro do TSE Floriano Azevedo Marques. A debatedora Maria Beatriz Di Salvo, organizadora da obra, ao lado de Wilson Accioli Filho, participou do encontro com coordenação de Gustavo Justino.

O evento reforçou a LINDB como um marco de racionalidade institucional e de aprimoramento das práticas decisórias no Direito Público.

A dinâmica interativa permitiu que cada coautor apresentasse brevemente seu capítulo, evidenciando a diversidade temática da coletânea.

Os textos abordam desde os efeitos do controle sancionador e os desafios da motivação administrativa até limites de atuação dos Tribunais de Contas, interfaces com a arbitragem, impactos regulatórios, revisão de atos e o papel do consequencialismo na administração pública.

O conjunto revela um panorama abrangente e atual dos dilemas enfrentados pelo Estado contemporâneo.

 (Imagem: Divulgação)

A obra apresenta a visão de pesquisadores que examinam a influência da LINDB sobre parâmetros de segurança jurídica, eficiência e responsabilidade na administração pública.(Imagem: Divulgação)

Para Gustavo Justino, a obra contribui para qualificar o debate público sobre governança e controle. "A LINDB, com as alterações introduzidas pela lei 13.655/18, representa um avanço civilizatório no Direito Público brasileiro. Ela reafirma que o exercício da função pública deve ser pautado por racionalidade, coerência e pela busca de resultados efetivos para a sociedade", afirma o professor.

Mais do que registrar reflexões acadêmicas, o livro apresenta soluções práticas para uma administração pública mais eficiente, previsível e responsável, oferecendo instrumentos conceituais e metodológicos aplicáveis ao cotidiano de gestores, controladores e operadores do Direito.

Por sua abordagem didática e orientada a consequências, constitui leitura essencial para quem atua ou pesquisa temas ligados à atuação estatal.

Resultado do diálogo entre teoria e prática, a obra se consolida como contribuição relevante para aprimorar o debate sobre segurança jurídica, eficiência administrativa e controle responsável, estimulando uma cultura institucional mais madura, transparente e orientada a resultados.

 (Imagem: Divulgação)

O lançamento aconteceu dia 24/11, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.(Imagem: Divulgação)

Justino de Oliveira Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA