Aloysio Corrêa da Veiga passa a integrar o Corrêa da Veiga Advogados
Ministro aposentado do TST retorna à advocacia após 44 anos na magistratura.
Da Redação
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
Atualizado às 11:14
O Corrêa da Veiga Advogados anuncia a chegada do ministro aposentado Aloysio Corrêa da Veiga ao seu corpo jurídico, reforçando a atuação estratégica do escritório em Direito do Trabalho, Direito Processual e Direito Civil.
Após 44 anos dedicados à magistratura trabalhista, sendo 27 no TST, o ministro retorna à advocacia trazendo uma trajetória marcada pelo compromisso ético, acadêmico e institucional.
Segundo ele, o convite para integrar a banca inaugura uma nova etapa profissional, guiada por propósito e continuidade. "Depois de 44 anos, ao me aposentar, receber este convite é para mim um motivo de muita alegria, satisfação e vontade de continuar. Vir a integrar um escritório que já se notabiliza pela ética, seriedade e competência me traz uma responsabilidade muito grande para enfrentar este novo desafio".
Sua experiência no TST também contribuirá para fortalecer a atuação do escritório em precedentes e litígios estratégicos. "Durante todo este tempo, a experiência adquirida foi intensa. A certeza que trago é que o estudo e a pesquisa do direito são a fonte de êxito em qualquer atuação estratégica, ainda mais naqueles casos complexos".
Trajetória profissional
Corrêa da Veiga relembra que sua vocação para o Direito surgiu ainda na graduação, durante o período de estágio, quando teve o primeiro contato com a advocacia, atividade que exerceu por sete anos antes de ingressar na magistratura.
"Me formei e exerci a advocacia por sete anos, até me submeter ao concurso público para Juiz do Trabalho. A minha carreira no Poder Judiciário se desenvolveu na busca da pacificação dos conflitos, sempre com atenção à questão social e à evolução tecnológica".
Entre os marcos de sua trajetória, ele destaca a mudança de postura do Judiciário em relação às partes e ao processo de mediação.
"A mudança de comportamento do Poder Judiciário foi decisiva. O diálogo passou a ser elemento de conexão, tanto no acesso quanto no acolhimento das partes, especialmente nas mediações, com o juiz atuando como facilitador imparcial".
Desafios atuais da advocacia trabalhista
Para o ministro, os desafios atuais da advocacia trabalhista refletem a velocidade das transformações sociais e produtivas das últimas décadas. Ele lembra que o desenvolvimento da área se deu com o trabalho de grandes juristas que marcaram época.
"A advocacia trabalhista no Brasil se desenvolveu com a atuação de grandes expoentes que mostraram a dimensão do direito do trabalho, a ponto de se tornarem referência, dentre eles, Pádua Brito, Mendes Vianna, Carlos Eduardo Bosisio e muitos outros nomes notáveis".
Hoje, porém, o contexto é outro.
"Da segunda metade do século passado até os nossos dias, o mundo mudou numa velocidade estonteante. As relações de trabalho não ficaram de fora desta transformação", ressalta.
Diante desse cenário, ele aponta a capacitação contínua como o principal desafio do setor. "Hoje os desafios se encerram na capacitação dos advogados, como de todos, para acompanhar essas transformações sociais".






