MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro sobre dívida pública traz capítulo de Guilherme Dolabella
Lançamento

Livro sobre dívida pública traz capítulo de Guilherme Dolabella

Obra "Direito da Dívida Pública no Brasil" é coordenada por José Maurício Conti, Donato Volkers Moutinho e Leandro Maciel do Nascimento.

Da Redação

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Atualizado às 16:05

O livro "Direito da Dívida Pública no Brasil" chega ao público como uma coletânea que já se destaca entre profissionais do Direito, Economia e Administração Pública. Coordenada por José Maurício Conti, Donato Volkers Moutinho e Leandro Maciel do Nascimento, a obra se consolida como contribuição relevante à literatura nacional ao apresentar uma visão abrangente e atualizada sobre o tema.

A publicação reúne especialistas de destaque, entre eles Guilherme Dolabella (Barreto Dolabella - Advogados), coautor que assina o capítulo, dedicado à dívida ativa e ao planejamento, explorando pontos como intergeracionalidade e sustentabilidade.

A leitura se torna indispensável por abordar, de forma integrada, temas que conectam a dívida pública à contabilidade, gestão, orçamento, contratos e títulos representativos; além de tratar de regras fiscais, controle do endividamento, autonomia dos entes federativos, garantias, vinculações de receitas, recuperação fiscal, déficit previdenciário e política monetária.

"O livro oferece aos leitores ferramentas para entender a complexidade do tema. No meu capítulo, reflito sobre o planejamento e a sustentabilidade intergeracional, aspectos essenciais para a gestão da dívida pública", afirma Guilherme Dolabella.

A coletânea apresenta análises técnicas que contribuem para o desenvolvimento de políticas fiscais responsáveis e eficientes. A obra está disponível na plataforma Blucher Open Access (clique aqui), ampliando o acesso a conteúdo de alta qualidade técnica e acadêmica para diferentes agentes do debate público nacional.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Barreto Dolabella - Advogados

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA