CBMA cria Conselho Consultivo com destaques da arbitragem brasileira
Formado por nove integrantes, o conselho contribuirá com diretrizes, boas práticas e planejamento institucional de longo prazo da câmara.
Da Redação
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Atualizado às 13:30
O CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem acaba de criar um Conselho Consultivo para apoiar a atuação da Diretoria Executiva e contribuir com a elaboração de diretrizes da instituição. Formado por nove membros que são referências no cenário de resolução de disputas dentro e fora do país, o conselho busca trazer ainda mais competência e eficácia ao trabalho que o CBMA realiza.
Com mandato de dois anos, os conselheiros vão oferecer uma curadoria ética para recomendar boas práticas de integridade e compliance, além de sugerir padrões e instruções de conduta para árbitros, mediadores e membros de dispute boards.
De acordo com o Centro, a formação do conselho também tem o propósito de contribuir com o planejamento estratégico e institucional de longo prazo, reforçando o posicionamento do CBMA nos mercados nacional e internacional.
Mariana Freitas de Souza, presidente do CBMA, afirma que o conselho vai agregar significativamente no trabalho da instituição graças à elevada qualidade dos seus membros. "Com muito rigor, escolhemos uma equipe com notável preparo e excelência técnica, que vai nos apoiar com ajustes internos em atos regulamentares para um melhor atendimento às demandas do mercado, auxiliando ainda mais na consolidação e expansão do trabalho do CBMA", explica.
Conheça o novo Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo do CBMA será formado por nove membros, são eles:
- Catarina Monteiro Pires;
- Euridice Mason;
- Gilberto Giusti;
- Gustavo da Rocha Schmidt;
- João Bosco Lee;
- José Emilio Nunes Pinto;
- Judith Martins-Costa;
- Paula Forgioni;
- Pedro A. Batista Martins.





