OAB/SP entrega selo em cerimônia que celebrou a equidade de gênero
O Selo Promove Mulheres Advogadas, idealizado pela conselheira federal Dione Almeida, reconheceu 19 escritórios por práticas de promoção da carreira feminina.
Da Redação
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Atualizado às 13:29
A OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo realizou, na noite da quarta-feira 10/12, a cerimônia de entrega do Selo Promove Mulheres Advogadas em sua segunda edição. O evento, realizado no térreo da sede da seccional, reuniu representantes dos escritórios premiados e o comitê do selo para celebrar as boas práticas voltadas ao fortalecimento e à ascensão profissional das mulheres na advocacia do Estado de São Paulo. Assim como na primeira edição, 19 escritórios foram reconhecidos com a premiação.
A abertura do evento foi conduzida pela conselheira Federal e presidente da comissão nacional da Mulher Advogada da OAB, Dione Almeida, idealizadora do Selo. Ela enfatizou a importância da iniciativa coincidir com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, declarando: "Não conseguimos falar de Direitos Humanos se nós não reconhecermos os desafios que as mulheres enfrentam nas relações de trabalho, inclusive na advocacia." Em seguida, complementou: "Sabemos que somos a maioria, porém sabemos também que não estamos liderando as grandes bancas embora sejamos a maior parte da advocacia."
Também compuseram a abertura a conselheira seccional e coordenadora do comitê do Selo, Daniella Meggiolaro, e a conselheira estadual e vice-coordenadora, Ana Carolina Lourenço. Os escritórios foram reconhecidos em três categorias conforme seu desempenho nos indicadores de promoção do trabalho das mulheres advogadas e na demonstração de ascensão profissional com proporcionalidade de gênero e raça em cargos de liderança.
As vencedoras da noite
Na categoria Diamante, de maior destaque é atribuída às sociedades que, além de manter os requisitos mínimos do ano anterior, demonstraram efetiva ascensão profissional de mulheres com comprovação de proporcionalidade, foi premiada, pelo segundo ano consecutivo, a Lobo De Rizzo. O prêmio foi recebido pelas sócias Marcela Tavares de Vasconcelos e Regina Gasulla Bouza.
Ganhadores da categoria Prata (para sociedades que atingiram entre 60% e 79,9%):
- BMA Advogados;
- Demarest Advogados;
- Machado Meyer Advogados;
- Sendacz e Opice Advogados;
- Santos e Santana Sociedade de Advogados;
- Trench Rossi Watanabe.
Ganhadores da categoria Bronze (para sociedades que atingiram entre 35% e 59,9% do percentual de promoção):
- Advocacia Pacheco de Castro;
- Amatuzzi Sociedade de Advogados;
- Arone Coutinho Advocacia;
- Gaiofato Advogados Associados;
- Helen Naves Sociedade de Advogados;
- Mattos Filho;
- Meira Breseghello Advogados Associados;
- Moya e Lara Sociedade de Advogados;
- Opice Blum e Bruno Advogados Associados;
- Pamela Moraes Sociedade Individual - Moraes Advocacia e Consultoria;
- Perez & Barros Sociedade de Advogados;
- Raasa Sociedade de Advogados e Silva;
- Matos Sociedade de Advogados.
O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização, marcando um momento de celebração e networking entre os participantes.
Sobre o Selo
Lançado oficialmente em 2024, o Selo Promove Mulheres Advogadas é uma iniciativa pioneira dentro do sistema OAB. Seu objetivo é viabilizar a ascensão das carreiras femininas nos escritórios e, em contrapartida, certificar publicamente as bancas que investem na advocacia feminina com estratégias para transpor obstáculos de gênero e raça.





