MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. FGV Direito Rio lança livro sobre regulação da cibersegurança no Brasil
Governança e regulação

FGV Direito Rio lança livro sobre regulação da cibersegurança no Brasil

A obra explora a tecnologia e o Direito, visando criar um diálogo sobre a importância da segurança digital em um mundo cada vez mais conectado.

Da Redação

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Atualizado às 08:11

O Brasil é alvo de mais que 350 bilhões de ciberataques por ano. Em um país que já se acostumou com as manchetes diárias sobre vazamentos de dados, ataques a serviços públicos e privados, bem como paralisações provocadas por falhas digitais e equívocos humanos, a discussão sobre cibersegurança deixou de ser tema técnico para se tornar questão estratégica de Estado. É nesse cenário que surge o novo livro "Governança e Regulação da Cibersegurança no Brasil", escrito por Luca Belli - professor, pesquisador e coordenador do projeto - em coautoria com Breno Pauli Medeiros, Natalia de Macedo Couto, Erica Bakonyi, Walter B. Gaspar e Daniel Dore Lage, todos pesquisadores do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-Direito Rio.

Leitura essencial para profissionais do direito digital bem como para leigos, o livro propõe um diagnóstico contundente: o Brasil vive um paradoxo digital. Avança nos rankings internacionais, mas experimenta um crescimento explosivo de incidentes que afetam desde tribunais e ministérios até serviços municipais e plataformas essenciais à vida cotidiana.

A obra combina rigor conceitual, análise jurídica, reflexão técnica e perspectiva pedagógica para iluminar os desafios que moldam o ecossistema digital brasileiro. Partindo de uma leitura sistêmica - alinhada à Estratégia Nacional de Cibersegurança (decreto 12.573/25) - os autores mostram que a proteção do ciberespaço depende de algo maior que protocolos técnicos: exige coordenação entre governo, setores produtivos, academia, sociedade civil e Forças Armadas; requer políticas industriais robustas, regulação responsiva e esforços massivos de formação e literacia digital.

O livro é a única obra que percorre desde os fundamentos da cibersegurança até as novas fronteiras dos riscos contemporâneos, como o uso ofensivo de inteligência artificial, campanhas de desinformação e ataques que afetam infraestruturas críticas e serviços públicos. Ao analisar episódios recentes - da instabilidade no Conecte SUS ao ataque que paralisou a Prefeitura do Rio de Janeiro, passando por falhas que atingiram o Ministério da Gestão, o Exército e instituições financeiras - os autores demonstram como vulnerabilidades técnicas se entrelaçam a fragilidades institucionais, gerando efeitos concretos sobre direitos, economia e democracia.

 (Imagem: Divulgação )

Livro aborda proteção do ciberespaço, cooperação nacional e riscos cibernéticos.(Imagem: Divulgação )

Mais do que mapear problemas, o volume oferece caminhos. Sistematiza conceitos centrais, identifica lacunas normativas, examina modelos regulatórios e apresenta recomendações práticas para fortalecer a resiliência nacional. Em um contexto em que o país ainda carece de uma lei geral de cibersegurança e de uma agência reguladora específica, o livro funciona como guia para gestores públicos, profissionais de tecnologia e do Direito, formuladores de políticas, jornalistas especializados e qualquer pessoa interessada em compreender os riscos e oportunidades do Brasil digital.

Governança e Regulação da Cibersegurança no Brasil convida o leitor a enxergar o tema para além das urgências do noticiário: trata-se de discutir soberania digital, direitos fundamentais, capacidade estatal e o futuro da democracia em uma sociedade cada vez mais dependente de infraestruturas digitais.

Clique aqui e conheça a obra!

Acesse e leia a cartilha de cibersegurança!

FGV Direito Rio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...