MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado morre após resistir a mandado e atirar contra policiais
Confronto policial

Advogado morre após resistir a mandado e atirar contra policiais

Mandado de busca para apreensão de arma, ligado a denúncia de violência doméstica, resultou em confronto que terminou com a morte do investigado durante ação policial em Santo Amaro.

Da Redação

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Atualizado às 17:09

O advogado Fernando Ribeiro da Costa, de 55 anos, morreu nesta terça-feira, 16, após confronto com policiais durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife/PE. A ação tinha como objetivo apreender arma de fogo em posse do investigado e decorreu de denúncia de violência doméstica.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o mandado foi expedido pela 1ª vara de Medidas Protetivas de Urgência e cumprido inicialmente por equipe da Delegacia da Mulher. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos a tiros, o que deu início a uma operação que se estendeu por cerca de duas horas.

Segundo informações da Polícia Civil ao Portal g1, houve tentativa de negociação desde o início da ocorrência. A delegada Thayná Barbosa Fioresi relatou que o advogado se manteve exaltado, armado e resistente ao diálogo, afirmando que continuaria atirando caso houvesse aproximação do efetivo policial. Durante o período, ao menos três disparos foram ouvidos no início da ação e outros tiros foram registrados ao longo da tarde.

Diante da escalada da situação, foi acionado o Bope - Batalhão de Operações Policiais Especiais. Conforme explicou o major Rafael Ignácio de Souza, mesmo com a insistência na negociação, o homem voltou a efetuar disparos por volta das 13h50, o que levou a equipe a reagir em legítima defesa. No total, cerca de 11 tiros teriam sido disparados pelo atirador durante a ocorrência.

 (Imagem: Freepik)

Policiamento foi reforçado na área durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão que terminou com a morte do advogado.(Imagem: Freepik)

O advogado foi baleado no momento em que voltou a atirar contra os policiais. Após a entrada da equipe tática no imóvel, o local foi controlado e o homem recebeu atendimento de emergência. Ele foi retirado da residência em uma maca e encaminhado por ambulância do Samu ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, mas não resistiu aos ferimentos e chegou sem vida à unidade.

Segundo o Samu, Fernando Ribeiro apresentava quadro gravíssimo, tendo sido realizadas manobras de reanimação e controle de hemorragias durante o atendimento e o transporte.

A Polícia Civil informou que o advogado possuía uma pistola calibre 9 mm, que seria utilizada em episódios de violência contra a ex-esposa, conforme apuração preliminar. Familiares relataram às autoridades que ele fazia uso de medicação para transtornos psiquiátricos, mas teria interrompido o tratamento recentemente. Também há informações de que o homem já teria sido internado em outras ocasiões.

Durante a operação, policiais identificaram indícios de que o investigado queimava objetos dentro da residência, o que reforçou a necessidade de atuação especializada. O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios, que apurará as circunstâncias do confronto e da morte.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...