MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde deve custear cirurgia de Hipec para tratamento de câncer
Tratamento oncológico

Plano de saúde deve custear cirurgia de Hipec para tratamento de câncer

Decisão reconhece urgência e garante cobertura integral de tratamento oncológico.

Da Redação

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Atualizado em 23 de dezembro de 2025 16:01

A Justiça da Bahia determinou que plano de saúde custeie integralmente cirurgia de HIPEC - citorredução associada à quimioterapia hipertérmica intraoperatória a paciente com câncer. Liminar é da juíza de Direito Maria de Lourdes Melo, da 2ª vara de Feitos de Relações de Consumo Cível e Comerciais da comarca de Lauro de Freitas/BA.

A ação foi ajuizada por beneficiária que enfrenta recidiva de doença oncológica após a falha de tratamentos convencionais, como quimioterapia sistêmica e cirurgia anterior. Diante do agravamento do quadro, o médico assistente prescreveu a realização da cirurgia de citorredução com HIPEC, além de outros procedimentos e materiais indispensáveis ao tratamento.

 (Imagem: Freepik)

Plano de saúde deve custear cirurgia de Hipec para tratamento de câncer.(Imagem: Freepik)

O plano de saúde havia negado a cobertura sob o argumento de que o procedimento seria experimental e não previsto no rol da ANS para a patologia apresentada. A magistrada, contudo, afastou a justificativa, destacando que, com a edição da lei 14.454/22, o rol da ANS possui caráter exemplificativo, não podendo limitar terapias comprovadamente eficazes e indicadas por médico especialista.

Na decisão, a juíza ressaltou que a negativa de cobertura, diante da inexistência de alternativas terapêuticas eficazes, esvazia o próprio objeto do contrato de plano de saúde, que é a proteção da vida e da saúde do consumidor. Também reconheceu a presença dos requisitos do art. 300 do CPC, ao considerar a probabilidade do direito e o risco concreto de dano irreversível à paciente.

A tutela de urgência determina que o plano autorize a internação, custeie todos os procedimentos cirúrgicos indicados, incluindo a HIPEC, e forneça os materiais necessários, no prazo de cinco dias. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 50 mil.

O escritório Cardoso Advocacia atua pela paciente.

  • Processo: 8012545-15.2025.8.05.0150

Leia a decisão.

Cardoso Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...