MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alvarás falsos: Homens deixam prisão após fraude no sistema do CNJ
Fraude

Alvarás falsos: Homens deixam prisão após fraude no sistema do CNJ

Após apresentação de ordens fraudadas, presos saíram pela porta da frente de unidade prisional.

Da Redação

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Atualizado às 10:06

Quatro homens deixaram prisão em Belo Horizonte/MG pela porta da frente após apresentarem alvarás forjados em fraude no sistema do CNJ. Até a noite da última terça-feira, 23, apenas um tinha sido localizado e preso novamente.

As informações foram publicadas pelo g1.

Hacker

A liberação irregular ocorreu após ordens judiciais serem inseridas no Banco Nacional de Mandados de Prisão, dentro do sistema do CNJ. A partir dali, a Secretaria de Justiça de Minas Gerais recebeu as informações para a liberação dos detentos do sistema prisional.

Segundo o TJ/MG, a fraude foi coordenada por um hacker preso em operação no início de dezembro, sob suspeita de integrar uma quadrilha que invadia sistemas do CNJ - Conselho Nacional de Justiça.

O grupo, conforme o tribunal, tentava liberar veículos apreendidos e valores bloqueados pela Justiça, além de alterar dados de mandados de prisão e alvarás de soltura.

Conforme a apuração, os outros três detentos também haviam sido presos nessa operação, sendo apontados como integrantes da quadrilha. 

Em nota, o CNJ afirmou que "não houve invasão ou violação estrutural aos sistemas judiciais sob sua administração" e que o caso em apuração envolve "uso fraudulento de credenciais legítimas de acesso, obtidas de forma ilícita". O órgão declarou ainda não haver "qualquer indício de falha sistêmica ou do envolvimento funcional de servidores".

Ainda de acordo com o TJ/MG e com o CNJ, todas as ordens forjadas foram identificadas e canceladas em menos de 24 horas após a emissão. O tribunal informou que já expediu mandados de prisão e que acionou forças de segurança estaduais e federais para a recaptura dos fugitivos, além de registrar que "segue empenhando constante vigilância para prevenir e combater qualquer tipo de violação aos seus sistemas".

A Sejusp - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que o caso é alvo de apuração administrativa e criminal e que as forças de segurança atuam de forma integrada para esclarecer o ocorrido e localizar os foragidos.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Homens deixam a prisão com alvarás forjados em fraude no sistema do CNJ.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Operação Veredicto Sombrio

Os homens haviam sido presos no âmbito da operação "Veredicto Sombrio", deflagrada no último dia 10.

Na ocasião, nove pessoas foram presas e houve apreensão de veículos de luxo, joias, computadores e celulares, além de determinação de bloqueio de aproximadamente R$ 40 milhões, o que incluiu cerca de US$ 180 mil em criptoativos.

As apurações apontaram que o grupo utilizava, de forma indevida, credenciais associadas a magistrados e servidores do TJMG para acessar ferramentas do CNJ, como BNMP - Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, Sisbajud - Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário e Renajud - Registro Nacional de Veículos Automotores Judicial. 

Também foi relatada atuação em outras modalidades, como golpes do falso advogado e fraudes com prejuízos financeiros a empresas e bancos.

O TJMG informou que as informações reunidas pelo GSI foram encaminhadas à 3ª Draco/Deoesp - 3ª Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado, que aprofundou as diligências e identificou o grupo sob suspeita de fraudes e lavagem de dinheiro.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS