MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU pede para STF prorrogar suspensão de lei do MT sobre Moratória da Soja
Sustentabilidade

AGU pede para STF prorrogar suspensão de lei do MT sobre Moratória da Soja

Petição sustenta risco ambiental e defende diálogo institucional na Câmara de Promoção da Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios.

Da Redação

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Atualizado às 16:50

A Advocacia-Geral da União pediu ao STF a prorrogação, por mais 120 dias, da suspensão da lei do Estado de Mato Grosso que veda a concessão de benefícios fiscais e de áreas públicas a empresas que aderem a acordos privados de limitação da expansão agropecuária, como a Moratória da Soja.

O pedido foi apresentado ao ministro Flávio Dino, relator da ADIn 7.774, na última terça-feira, 30. A manifestação ocorre após decisão do ministro, posteriormente referendada pelo plenário do STF, que determinou o restabelecimento da vigência da lei estadual 12.709/24 a partir de 1º de janeiro de 2026.

Na petição, a AGU argumenta que a retirada de incentivos fiscais pode provocar o afastamento de empresas do acordo ambiental, com potenciais impactos negativos ao meio ambiente.

Segundo a instituição, nota técnica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima alerta que o esvaziamento da Moratória da Soja, sem a criação simultânea de um arranjo institucional adequado e ambientalmente responsável, pode gerar prejuízos imediatos ao desenvolvimento sustentável, especialmente nas regiões produtoras de soja e óleo vegetal situadas no bioma amazônico.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AGU pede ao STF prorrogação da suspensão de lei do MT sobre Moratória da Soja.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Moratória da Soja é um acordo voluntário firmado por empresas do setor para impedir a aquisição de soja cultivada em áreas da Amazônia desmatadas após julho de 2008. A iniciativa busca conter o avanço do desmatamento associado à produção do grão.

Além da prorrogação da suspensão da lei estadual, a AGU defende a abertura de um espaço de diálogo consensual entre o poder público e o setor privado, no âmbito da Câmara de Promoção da Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios (Sejan), órgão vinculado à própria Advocacia-Geral da União. O pedido para instauração do debate foi formulado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

De acordo com a AGU, a discussão deve ultrapassar um acordo específico e avançar para a construção de um modelo institucional mais amplo.

"Do ponto de vista técnico-institucional identificou-se a necessidade de as instituições públicas trabalharem a temática numa perspectiva ampla, não restrita a um acordo específico, mas sim num modelo geral vocacionado a guiar a forma e o modo de participação e acompanhamento pelo estado brasileiro de acordos privados voluntários que fixam parâmetros de sustentabilidade", afirma a petição.

Sejan

A Câmara de Promoção da Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios (Sejan) é um colegiado criado no âmbito da AGU com a finalidade de identificar cenários de incerteza jurídica e propor soluções que favoreçam o ambiente de investimentos no país. O órgão é estruturado em dois comitês temáticos - um voltado a questões tributárias e outro a aspectos regulatórios.

O colegiado reúne representantes da Advocacia-Geral da União, de entidades empresariais, de trabalhadores, da sociedade civil, da OAB, de procuradorias estaduais e municipais e de conselhos profissionais.

Entre suas atribuições estão a promoção do diálogo técnico sobre temas jurídicos relevantes para o ambiente de negócios, a prevenção da litigiosidade por meio de soluções consensuais e a articulação entre órgãos da administração pública e setores econômicos.

Informações: AGU.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA