Revista dos Tribunais lança "Temas Essenciais de Arbitragem"
A obra explora fundamentos, práticas e desafios da arbitragem, unindo teoria e aplicação prática para resolver conflitos empresariais com agilidade e segurança.
Da Redação
terça-feira, 6 de janeiro de 2026
Atualizado às 07:23
Mais do que uma simples alternativa ao Judiciário, a arbitragem é apresentada no livro "Temas essenciais da arbitragem", publicado pela Thomson Reuters Revista dos Tribunais, como um instituto chave para a solução de conflitos de forma ágil, segura e especializada, especialmente relevante nas relações empresariais modernas.
Com prefácio de Nancy Andrighi e apresentação de Modesto Carvalhosa, a obra aborda a arbitragem de modo amplo e profundo, integrando reflexão teórica e desafios práticos enfrentados pelos operadores do Direito. Explora não apenas os fundamentos técnico-jurídicos, como bases legislativas, princípios e controvérsias doutrinárias, mas também seu alcance prático, funcionamento na vida empresarial e impactos sociais.
Não se limita a um manual básico, aprofundando discussões sobre temas inovadores e conectando teoria e prática. Cobre desde aspectos essenciais até questões avançadas, consolidando-se como referência indispensável para profissionais, acadêmicos e estudantes.
A obra examina: fundamentos da jurisdição arbitral; fases do procedimento; poderes e deveres dos atores; melhores práticas; uso da tecnologia; fundamentos, efetividade e desafios da sentença arbitral; e aplicação da arbitragem em disputas empresariais, consumeristas, trabalhistas, com a administração pública e empresas em dificuldade financeira.
Diferenciais da obra:
- Obra colaborativa de grandes nomes do direito arbitral no Brasil;
- Atende à demanda crescente por um estudo mais profundo e abrangente sobre a arbitragem, indo além dos manuais e das obras específicas;
- Apresenta-se como ferramenta essencial para a promoção de debates qualificados sobre a arbitragem no Brasil;
- Analisa os principais desafios concretos do procedimento arbitral, aprofundando o exame da aplicação da arbitragem às questões mais complexas e atuais de setores específicos, por exemplo: administração pública, companhias abertas, empresas em dificuldade, consumidores, trabalhadores e litígios internacionais.
Clique aqui e conheça obra!
Sobre o coordenador:
Fernando Kuyven: Árbitro, parecerista, professor e advogado especializado em arbitragem empresarial.





