Machado Meyer reforça compromisso com advocacia de impacto
Iniciativa do Comitê de Diversidade e Responsabilidade Social reforça atuação histórica do escritório em pro bono.
Da Redação
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Atualizado às 13:38
O Machado Meyer Advogados celebrou o lançamento da "Cartilha Pro Bono durante o Congresso do CESA", realizado em novembro.
Desenvolvido com a colaboração de integrantes do Comitê de Diversidade e Responsabilidade Social, o material estabelece diretrizes éticas e boas práticas para orientar a atuação pro bono no setor jurídico, com foco no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e organizações da sociedade civil.
A iniciativa reflete o compromisso do escritório com a transformação social e sua atuação como agente ativo na construção de um sistema de justiça mais equitativo e acessível.
Para Helena Rabethge, diretora do Instituto Machado Meyer, a participação na elaboração da cartilha é um desdobramento natural da filosofia da banca.
"O compromisso com o pro bono está no DNA do Machado Meyer. Participar ativamente desta iniciativa do CESA reforça nossa convicção de que a advocacia de excelência deve ser também um instrumento de inclusão e fortalecimento da cidadania", afirma.
A excelência na atuação pro bono é um pilar histórico da cultura do escritório e teve seus resultados detalhados no "Relatório Anual de 2024". No período, foram dedicadas 4.043 horas ao atendimento jurídico gratuito, com média de 8,1 horas por advogado.
Ao todo, 306 profissionais voluntários atuaram em 208 casos, beneficiando 115 organizações sem fins lucrativos. O valor total investido nessas iniciativas foi estimado em R$ 4,4 milhões.
Como parte do fortalecimento dessa frente, o Machado Meyer consolidou, em 2024, o uso de uma plataforma de gestão automatizada para o pro bono, integrando tecnologia aos processos de aprovação de casos, distribuição de demandas e monitoramento de horas dedicadas.
A iniciativa se soma à participação ativa do escritório em redes estratégicas como o Instituto Pro Bono e o TrustLaw, reforçando o compromisso de elevar o padrão da advocacia pro bono no Brasil e ampliar seu impacto social.
A cartilha pode ser acessada pelo site do CESA.




